quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto de Viracopos será inspirado em aeroporto alemão e pretende ser reconhecido no ramo de transporte




O projeto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será inspirado no projeto do Aeroporto de Munique, na Alemanha.

Segundo João Santana, presidente do conselho de administração da Aeroportos Brasil, a estrutura será de concreto, aço e vidro, com o conceito de "aeroporto cidade".

Na primeira fase das obras de ampliação do aeroporto, que já iniciaram na última sexta-feira (31/08), após Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesp) conceder a licença ambiental de instalação, será investido R$ 1,4 bilhão, que já inclui a construção de um novo terminal.

No edital da licitação, a previsão era de investimento de R$ 873 milhões, mas o consórcio decidiu antecipar uma parte dos aportes que seriam aplicados na segunda fase do projeto.

O terminal

O novo terminal terá 110 mil metros quadrados de área total, edifício-garagem com três pisos e 28 posições para o estacionamento de aeronaves com pontes de embarque e desembarque (fingers), além de sete posições remotas (com acesso aos aviões por meio de ônibus).

A obra está prevista para ser entregue em 22 meses, antes da Copa do Mundo de 2014.
A exigência do governo, no edital de licitação, era de um terminal com capacidade para 5,5 milhões de passageiros/ano.

Segundo Santana essa primeira fase de expansão, que poderá implicar na desativação do atual terminal quando o novo ficar pronto poderá criar um pouco de ociosidade.

"Talvez tenhamos certa ociosidade no início, mas isso nos dará tranquilidade", garantiu ele.

Novas áreas de embarque

Paralelo à construção, o consórcio está iniciando a reforma do atual terminal. Viracopos terá, a partir do primeiro trimestre de 2013, três novas aéreas de embarque.

As novas aéreas vão ampliar dos atuais 2,3 mil quadrados para 5,8 mil metros quadrados as áreas de embarque, um aumento de 142%.

Carlos Valente, diretor comercial do consórcio Aeroportos Brasil disse que as novas áreas darão maior conforto aos usuários, até que o novo terminal, para 14 milhões de passageiros anuais, seja entregue em maio de 2014.

As novas aéreas virão com a conexão da área de embarque atual com o novo mezanino para melhor aproveitamento do espaço.

Uma área de embarque adicional será conseguida com o fechamento de quatro dos sete módulos que formam o conector entre a atual área de embarque e as aeronaves.

Também será construído um holdroom para aeronaves com motor turboélice, com sete novas posições remotas para o estacionamento, a companhia aérea Azul opera com turboélices.

Além disso, o consórcio anunciou que na fase de intervenções que antecedem as obras de ampliação do aeroporto, que a oferta de sanitários no terminal de passageiros será ampliada e modernizada e que executará obras complementares no módulo provisório para instalação de esteiras de bagagem.

O leilão

O leilão de Viracopos a iniciativa privada foi realizado em fevereiro deste ano na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Viracopos foi arrematado pelo consórcio Aeroportos Brasil, formado pelas empresas Triunfo, UTC e Egis Airport, com um lance de R$ 3,821 bilhões, com ágio de 159,75% acima do preço mínimo. A concessão será de 30 anos.

Além de Viracopos, os aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP) e Juscelino Kubitschek, e Brasília (DF) também foram leiloados.

Guarulhos foi arrematado pelo consórcio Invepar ACSA, que reúne as empresas Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A (Invepar e a Airports Company South África SOC Limited) com uma proposta de R$16, 213 bilhões e um ágio de 373,51%.

Já Brasília foi arrematado pelo consórcio, formado pelas empresas Infravix Participações S/A e Corporación América S/A, que ofereceu R$ 4,51 bilhões pelo aeroporto com ágio de 159,75% acima do preço mínimo.

As concessionárias vencedoras dos leilões de privatização dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos/SP), Viracopos (Campinas/SP) e Brasília, realizados em fevereiro deste ano, assumiram na última quinta-feira as operações dos terminais, ainda em conjunto com a Infraero.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, agora pretende ser reconhecido como o mais moderno aeroporto da América Latina no transporte de passageiros.

Já que o aeroporto já é considerado um referencial no cenário nacional quando o assunto é o transporte de carga aérea.

O Terminal de Logística de Carga de importação e de exportação do aeroporto possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados. Viracopos tornou-se um dos principais pontos de conexão da América Latina.

A sua consolidação no segmento de Carga Aérea Internacional alavancou-se na década de 90, isto porque, além da ampliação da infraestrutura, a modernização dos processos de movimentação da carga e do desembaraço aduaneiro, em parceria com a Receita Federal, ficou evidente a sua vocação cargueira.

No entanto, atualmente o aeroporto, que foi concedido à iniciativa privada através de um leilão realizado em fevereiro deste ano, irá passar por diversas obras de ampliação para suprir a demanda no crescimento no transporte de passageiros.

O seu novo gestor, vencedor do leilão, o consórcio Aeroportos Brasil pretende transformar Viracopos no aeroporto mais moderno e seguro da América Latina.

"Campinas terá o terminal mais moderno e mais seguro de toda a América Latina”, afirmou Luis Alberto Küster, diretor- presidente do consórcio Aeroportos Brasil.

Além disso, o consórcio pretende construir um novo terminal que terá 110 mil metros quadrados de área total, edifício-garagem com três pisos e 28 posições para o estacionamento de aeronaves com pontes de embarque e desembarque (fingers), além de sete posições remotas (com acesso aos aviões por meio de ônibus).

A intenção é atingir a marca de 14 milhões de passageiros por ano, para isto, serão investidos cerca de R$ 1,4 bilhão entre novembro deste ano e março de 2014, primeira fase das obras. Outros R$ 7 bilhões serão investidos nas fases seguintes.

As obras de ampliação começaram na última sexta-feira (31/08), após a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) ter concedido na quinta-feira (31/08) a licença ambiental de instalação, documento necessário para o início das obras.

A ideia é entregar o novo complexo já para a Copa do Mundo de 2014.

"Com a licença concedida dentro do prazo que havíamos solicitado, vamos entregar o novo terminal até maio de 2014" afirmou Küster.

O presidente do consórcio também elogiou o profissionalismo da agência ambiental na análise da licença.

"Os técnicos fizeram esse trabalho em tempo recorde, foi uma demonstração de profissionalismo, e tudo dentro da legalidade, seguindo a legislação ambiental. A Prefeitura também mostrou profissionalismo ao liberar o Exame Técnico Municipal (ETM)", disse.

O ETM é uma autorização obrigatória para a análise do licenciamento ambiental.


Fonte: Intelog / Aeroblog

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