Representantes da empresa Tropic Air e técnicos da Infraero
estudavam como o jatinho que deslizou na pista do aeroporto de Congonhas, na
Zona Sul de São Paulo, será retirado de lá nesta terça-feira (13). O avião
poderá ser cortado para ser removido.
Desde o acidente, que aconteceu na tarde
deste domingo (11), o jato Cessna Citation Cj3 continuava no terreno ao lado da
Avenida dos Bandeirantes. A câmera de segurança de uma loja registrou o momento
em que o avião derrapou.
Caminhões e um guincho estavam no aeroporto
nesta tarde para fazer a retirada. Segundo a Infraero, a retirada deve ser
concluída até o início da noite. As operações no aeroporto não devem ser
afetadas.
O tráfego na Avenida dos Bandeirantes também
não deve ser alterado. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego
(CET), como a aeronave não prejudicava a circulação na via, a previsão é de que
nenhum bloqueio seja feito para retirá-la.
FERIDOS
Três pessoas ficaram feridas no acidente. O piloto Michael Rumpf Gaail,
de 66 anos, foi quem mais se machucou: sofreu traumatismo craniano, lesão no
tórax e coluna lombar. Ele chegou a ficar internado na Unidade de Terapia
Intensiva (UTI) do Hospital Santa Paula, mas recebeu alta e seguia no centro
médico nesta terça-feira (13). Ele deve seguir hospitalizado por mais 24 horas.
Também estavam no avião a mulher dele, Elaine
Damaceno Rodrigues Gaail, de 37 anos, e o copiloto Rafael Ferreira, de 21 anos.
O copiloto e a passageira tiveram ferimentos leves.
Marcos Santana, proprietário da empresa
Tropic Air, disse na noite de domingo de que vai aguardar as investigações
sobre o acidente com o jatinho para se pronunciar.
AERONAVE
A empresa proprietária do Cessna Citation Cj3 descreve em seu site que
se trata de um avião com "luxuosa cabine". Ele é recebe destaque por
ter assentos reclináveis e "finamente revestidos".
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
informou que a aeronave estava com a documentação em dia: tanto a Inspeção
Anual de Manutenção (IAM) quanto o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) eram
válidos até novembro de 2013.
Segundo a Anac, não foi confirmado ainda se a
habilitação do piloto estava em dia.
De acordo com a Aeronáutica, uma equipe do
Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Seripa 4) vai investigar o acidente.
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