quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Boeings 767-300ER da TAM Poderão ir Para a Força Aérea Brasileira





O programa KC-X2:
No ano passado foi divulgado pela FAB o programa KC-X2 com a intenção de comprar 4 novos aviões para substituir os já antigos e obsoletos KC-137E (Versão de reabastecimento do civil Boeing 707-320C) pertecentes ao Esquadrão Corsário sediado na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro - RJ. 
Os Sucatões como são conhecidos os KC-137 completaram esse ano 44 anos de vida, sendo um dos vetores mais antigos de toda a força. Além da necessidade da troca dos reabastecedores estratégicos também veio a necessidade da Força Aérea adquirir um avião presidencial maior e com maior alcance, pois o recente Airbus A319CJ entregue em 2008 pela Airbus Corporate Jets fazia até 2 escalas para ir para Europa para cumprir a agenda presidencial.
Após a divulgação do programa, 3 empresas apresentaram suas propostas:
- Airbus Military: Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport)
- Boeing Military: Boeing KC-767A International Tanker
- Israel Aerospace Industries (IAI): Boeing KC-767-300ER MMTT
Sobre as aeronaves concorrentes:
- A330 MRTT: É um Airbus A330-200 de passageiros convertido pela própria Airbus para reabastecimento e transporte em sua fábrica em Getafe, Espanha.
É utilizado pelo Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes, Arábia Saudita e França.
- KC-767A: Um Boeing 767-200ER civil convertido para reabastecimento em voo (REVO) e transporte COMBI (Cargas e Passageiros ao mesmo tempo). Seus operadores são o Japão e Itália, além da recente encomenda dos Estados Unidos (designado KC-46A).
- KC-767-300ER MMTT: Convertido pela IAI em Tel-Aviv, Israel teve sua primeira entrega há alguns meses para a Força Aérea Colombiana (versão 200ER). Assim como os concorrentes, pode levar carga e/ou passageiros e utiliza do próprio tanque de combustível para reabastecimento em voo.

Os 767-300ER da "brasileiros" e o seu futuro:

A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro deste ano. Segundo a Isreal Aerospace Industries através de matéria divulgada na Revista Força Aérea, caso o KC-767-300ER MMTT seja escolhido pela FAB, o mesmo seria proviniente de alguma companhia aérea de leasing ou de algum "estoque" citando como exemplo o deserto de Mojave em Nevada, EUA. Deste mesmo deserto de onde veio o Júpiter colombiano que pertenceu a cia.aérea Air China durante 20 anos e foi estocado em 2009. O prazo para entrega pela IAI desde da assinatura do contrato é de 24 meses (2 Anos).
Atualmente o número de células disponíveis de 767 é considerável. Os Boeings utilizam motores da Pratt & Whitney (PW) ou General Eletric (GE), porém há uma preferência por aeronaves fabricadas para um mesmo cliente, com número de horas e ciclos de manutenção parecidos para criar uma uniformidade em termos de manutenção e logística.
Todos os 3 767's da TAM foram adquiridos pela Alitalia, possuem em torno de 18 anos de idade e também a mesma motorização: 2x GE CF6-80C2B6F cada. Destaque para o PT-MSU que foi operado pela Varig durante alguns meses como PR-VAG.
Restaria ainda um 767 para ser adquirido, e o mesmo também podendo ser um ex-Varig como o MSU, muitos aviões que pertenciam a Varig estão estocados no deserto. Outra facilidade é a possibilidade da conversão ser feita em Porto Alegre nos hangares TAP M&E ao invés de Israel. Além disso o Brasil possui 3 oficinas certificadas para aeronave, novamente a da TAP M&E que também possui um hangar no Galeão, sendo estratégico já que o Esquadrão Corsário se baseia no mesmo aerodrómo. Além da portuguesa TAP, as brasileiras TAM MRO em São Carlos - SP e a GOL na região metropolitana de Belo Horizonte - MG.

Mas isso são previsões, e assim com o projeto FX-2 que prevê substituir os caças, tudo está indefinido e sem previsão. O programa FX-2 irá completar ano que vem sua maior-idade: 18 anos. E está como um jovem de mesma idade indeciso sobre qual faculdade fazer, neste caso escolher qual dos 3 concorrentes.
Em ambos os casos as notícias indicam a escolha de um Boeing, e talvez um escolha 1 e leve 3: Se a Boeing for escolhida no FX-2 também levar o KC-X2 e a Embraer levar o Super Tucano na concorrência LAS da Força Aérea Americana.

Fonte: Aeroin

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