segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cresce Participação da Tam e da Gol no Doméstico





A Tam permaneceu na liderança do mercado doméstico em novembro, com 43,35% de share. A Gol, que também registrou um incremento de sua participação após a incorporação da Webjet, segue na vice-liderança com 35,6%. Os resultados foram divulgados na segunda apresentação do Programa Dados e Fatos da Abaer, que reúne os principais balanços mensais das aéreas associadas. 

No mês passado, Tam, Gol, Azul, Trip e Avianca transportaram 6,36 milhões de passageiros e registraram ocupação média de 76,25%. A oferta diminuiu 5,6% e a demanda 2,35%. “A queda da oferta e da demanda são dados que refletem a tendência do setor em rever suas estratégias para melhorar a rentabilidade de seus voos”, destacou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

De acordo com o dirigente, esses números evidenciam o atual momento do setor aéreo. “As empresas estão revendo suas estratégias para melhorar a taxa de ocupação de seus voos, aumentar sua rentabilidade e tentar manter os preços das passagens, sem repassar para os consumidores as dificuldades enfrentadas pelas empresas”, ressaltou. 

Avianca, Azul e Tam viram a procura por seus serviços aumentar em 5%, 3,7% e 2,5%, respectivamente. A Trip teve retração na demanda de 1% e a Tam de 3,14%. “O momento é único para cada empresa. Algumas aumentaram a oferta e outras diminuíram. Chegamos no final do ano com um cenário de construção de alternativas para a recuperação da rentabilidade”, avaliou Sanovicz. “Em 2013, a mãe de todas as batalhas continuará sendo a questão da precificação do combustível de aviação”, concluiu.

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DAS AÉREAS NO MERCADO DOMÉSTICO (novembro 2012)

Tam – 43,3%
Gol – 35,6%
Azul – 9,9%
Avianca – 6,4%
Trip – 4,6%

Fonte:PanRotas

0 comentários:

Postar um comentário