segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Obra na Pista do Aeroporto de Goiânia Vai Suspender 40% dos Voos




Mais uma polêmica paira sobre as obras do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Desta vez, a discussão travada entre empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Infraero é sobre a manutenção da pista, que está prevista, até então, para acontecer entre o início de março e junho do ano que vem. A obra implicará em interdição do aeroporto, durante parte do dia, inviabilizando decolagens e aterrissagens. O horário anunciado previamente para isso foi das 21h10 às 7h10, o que vai acarretar cancelamento de pelo menos 40% dos voos e consequente aumento do preço da passagem nos demais.

Tanto empresas aéreas, como Associação Brasileira de Agências de Viagens de Goiás (Abav) e Goiânia Convention e Visitors Bureau expressaram discordância em relação ao horário sugerido e, ao mesmo tempo, preocupação com o impacto que pode ser gerado. A sugestão foi para tentar minimizar as consequências ao máximo, realizando a interdição da pista entre meia-noite e 6 horas, assim como já foi feito em situações semelhantes em outros aeroportos do Brasil. Porém, a alegação dada foi de que, se diminuir o período de interdição diária, a obra pode demorar o dobro do tempo previsto.

Um relatório oficial foi solicitado à Infraero para servir de base às decisões a serem tomadas pelas empresas, mas até o momento nada foi encaminhado. Em nota, a assessoria de comunicação da Infraero argumenta que a pista vai sim passar por obra de recuperação asfáltica, mas que o serviço está em fase de planejamento, sem nada decidido e que não foi licitado. No entanto, a presidente da ABAV, Tereza Melo, diz já ter sido procurada pela empresa TAM, que está há mais de dois meses tentando argumentar a importância da troca do horário de interdição. Com maiores detalhes obtidos na negociação com ANAC e Infraero, a TAM lhe passou que a obra deve começar no dia 3 de março e terminar no dia 30 de junho.

Fonte: Jornal O Hoje

0 comentários:

Postar um comentário