quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Após Colidir Com Pássaro no Ar, Avião da TAM Faz Pouso Não Programado




Uma aeronave da TAM que operava o voo 3183, entre São Luiz (MA) e Brasília (DF), sofreu avarias por causa de um pássaro que atingiu uma de suas turbinas. O equipamento, um Airbus A319, retornou em seguida para o aeroporto da capital maranhense e, segundo a companhia aérea, passa por verificação e averiguação. Os passageiros foram remanejados para outros voos.
Thiago Braga, 30 anos, estava a bordo e conta que o incidente causou tensão entre os passageiros. "Todo mundo ficou bastante assustado. Logo após a decolagem, uns 30 segundos depois, ouvimos um forte barulho em uma das turbinas. O avião não pegava altitude", relatou. Morador de São Luiz, Thiago viajava para Brasília para renovar seu visto americano.
O incidente deverá ser reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Segundo a Aeronáutica, incidentes envolvendo aves são considerados de bastante gravidade e têm potencial risco de causar acidentes.
Relatório do Cenipa aponta que foram registradas 3.239 colisões de aves em aeronaves em voo entre 2006 e 2010. A maioria dos casos (70,29%) ocorreu em uma altura de até 152 metros. Este tipo de incidente é mais comum em pousos, mas há registros de colisões até em altura de cruzeiro.
A ave mais comum em colisões com aviões é o quero-quero, seguida de urubus e carcarás. Autoridades aeronáuticas alertam para a importância de se controlar a fauna na região de aeroportos para garantir mais segurança de voo.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário