terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FAB Recebe Dois Novos Aviões Não Tripulados Para Vigiar Fronteiras




A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dois novos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) para segurança de regiões de fronteira. Segundo a assessoria de imprensa, as aeronaves fabricadas em Israel estão sendo montadas na base aérea de Santa Maria (RS) e devem voar a partir de março. 
Os dois aviões serão usados nas próximas Operações Ágata e também durante a Copa das Confederações. O investimento foi de R$ 48 milhões.
Ao todo, quatro unidades de Vant fazem parte do esquadrão Hórus da FAB. Duas delas estavam em operação desde 2011. Nas missões, as aeronaves fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem ao vivo para centros de controle. Elas participaram, por exemplo, das ações de segurança da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu em junho de 2012 no Rio de Janeiro.
Apesar de serem do mesmo modelo (RQ-450), as aeronaves recebidas neste ano têm algumas melhorias, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi instalado um radar que permite fazer imagens mesmo através das nuvens.

Fonte: Época

0 comentários:

Postar um comentário