sexta-feira, 15 de março de 2013

Aeroclube de RO Será Fechado em Maio, Segundo Portaria da Anac




Em funcionamento há quase 71 anos, o Aeroclube de Porto Velho poderá ser fechado, a partir do dia 2 de maio, devido a uma portaria expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que cancela a autorização de tráfego aéreo no local. A área com 78 hectares está sendo pleiteada pela Prefeitura de Porto Velho para a construção de um espaço multieventos, desde 2012. O local pertence à União e está sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica. Envolvidos no impasse estão a União - que requer a posse do terreno na Justiça - e o município, interessado na área para início da obra.
Para Cássio José Prado, diretor do aeroclube, o fechamento da escola de formação de pilotos acarretará em prejuízo para a aviação nacional. O diretor garante que ex-alunos são aviadores em grandes companhias aéreas nacionais e internacionais. “O aeroclube, de maneira geral e simples, não quer se opor ao desenvolvimento de Porto Velho. Se fechar, muitos donos de avião não terão para onde ir. Os alunos vão migrar para outras escolas”, afirma Prado.
É o caso da advogada e paraquedista Iasmine Tossati, de 28 anos, que faz o curso de piloto privado. Para ela, a construção de um espaço cultural é tão importante quanto a permanência em atividade do aeroclube. "É preciso realocar o aeroclube. Simplesmente fechar vai ser uma perda muito grande", diz Iasmine.
A entidade oferece continuamente cursos para formação de pilotos privado, comercial e instrutor de aviação. Aguarda homologação pela Anac para iniciar curso para comissários de voo, sendo a segunda escola na Região Norte a oferecer esta formação. Além da parte profissionalizante, há o aerodesporto com aeromodelismo e paraquedismo. “Nosso diferencial é a quantidade de voos que o aluno pode fazer durante a formação”, ressalta Prado.
SITUAÇÃO DA ÁREA
Segundo Antônio Roberto dos Santos Ferreira, superintendente do Patrimônio da União em Rondônia, existe um processo de litígio onde seis ocupantes da área, entre eles o próprio aeroclube, requerem indenizações para desocupar o terreno. “Para a União repassar a área para a prefeitura de Porto Velho, [a área] deverá estar livre e desembaraçada de qualquer ônus”, diz Ferreira.
Para o superintendente, o grande desafio é operacionalizar um novo espaço para o aeroclube funcionar, uma vez que o mesmo deverá contar com pista de pouso e decolagem. “O aeroclube requer um local onde a pista tenha cerca de 1,5 mil metros”, diz o superintendente. A atual pista do aeroclube possui 1,3 mil metros.
Como as negociações estão acontecendo desde 2012, houve, segundo o diretor do aeroclube, interesse tanto da prefeitura quanto do Estado em realocar a entidade. “Estrategicamente e logisticamente [o aeroclube] é importante. Nós estamos aguardando a sensibilidade das autoridades para que consigam reverter a situação ou protelá-la”, diz Prado.
Em nota, a Prefeitura de Porto Velho afirma que a "pendência" tem que ser resolvida o mais rápido possível, porque o aeroclube tem até maio para ser desativado. Esse prazo foi fixado porque os governos municipal e estadual fizeram um acordo no ano passado dando garantias de que o Aeroclube de Porto Velho seria remanejado para outro local já estruturado. O acordo não foi cumprido e o prejuízo ficará com o aeroclube, que não poderá utilizar a área antiga e ficará sem local para as aulas de formação de pilotos.
O G1 entrou em contato com representantes da Anac, mas não obteve resposta.
Fonte: G1/RO / Rota da Aviação No Brasil

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