sexta-feira, 15 de março de 2013

Unidade de Defesa e Segurança da Embraer Projeta Crescer 25% em 2013




O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, disse nesta quinta-feira (14/03) que a unidade de negócio deve manter um crescimento de dois dígitos ao longo dos próximos anos e estimou uma expansão de 12% em média até 2020.
Para 2013, a estimativa é de que a unidade de negócio alcance crescimento de 25%, similar ao observado no ano passado, no faturamento em dólares, quando registrou alta de 24%.
Em apresentação à imprensa, Aguiar destacou que de 2006 a 2012, a Embraer Defesa e Segurança registrou crescimento médio anual de 29%, o que permitiu ampliar o peso de 6% a 17% na receita total da Embraer de 2012, quando superou, pela primeira vez, a marca de faturamento de US$ 1 bilhão, alcançando US$ 1,056 bilhão.
"O mercado de defesa está reduzindo de tamanho e crescer em um mercado que está reduzindo é uma conquista importante", disse, destacando que atualmente a unidade está presente em 50 forças aéreas, em 48 países.
CONTRATO COM EUA
Aguiar também comentou que a interrupção temporária da venda dos modelos Super Tucano para a Força Aérea americana é um procedimento padrão e automático, a partir do momento em que há uma contestação do resultado da licitação.

Ele destacou, no entanto, que o contratante está buscando alternativas para acelerar o cancelamento da suspensão, procurando demonstrar que o contrato é "de interesse nacional". "Vamos levar desta vez", disse Aguiar. "Temos absoluta segurança do processo que foi feito, que acompanhamos e foi muito rígido", completou.
Após ser derrotada pela segunda vez na licitação, a empresa norte-americana Beechcraft contestou, mais uma vez, o resultado da licitação. Entre os argumentos da concorrente está o de que a assinatura do contrato com uma empresa fora dos Estados Unidos prejudicará a americana e pode levar a perda de empregos no país.
Mas Aguiar contestou o argumento e salientou que a Embraer gerou cerca de 800 empregos diretos desde 2008 e hoje emprega cerca de 1700 pessoas. Por outro lado, segundo ele, a Beechcraft demitiu cerca de 5 mil pessoas desde 2007, transferindo a produção dos Estados Unidos para o México e descontinuando cinco modelos que já foram líderes desse mercado. "Não resta dúvida de quem tem capacidade de crescer", concluiu.
E alfinetou a concorrente: "Tem que saber reconhecer a derrota, faz parte do jogo." Segundo o executivo, a Embraer está mantendo os trabalhos visando o fornecimento dos Super Tucanos à Força Aérea americana, particularmente no que diz respeito ao planejamento da produção, já que a primeira entrega está marcada para o segundo semestre do ano que vem.
FORNECEDORES
A Embraer informou que selecionou a UTC Aerospace Systems, unidade da United Technologies Corp., para fornecer o sistema de geração e distribuição elétrica da segunda geração de E-Jets, cuja entrada em serviço está prevista para 2018.
Conforme o comunicado da fabricante brasileira de aviões, a UTC fornecerá os geradores elétricos principais e auxiliar; de distribuição elétrica primária e secundária; o sistema de geração elétrica em emergência; baterias e conversores elétricos.
A UTC Aerospace Systems também foi selecionada para fornecer rodas e freios, por meio de sua unidade de negócios Wheels & Brakes. A empresa fornecerá os freios de carbono e as rodas principais e auxiliares da aeronave.
A Embraer também selecionou a Pratt & Whitney, empresa do grupo United Technologies Corp., para fornecer a Unidade de Potência Auxiliar (APU, na sigla em inglês) AeroPower's APS2600E.
A APU dá à aeronave potência auxiliar na forma de ar de alta pressão para a partida dos motores principais e do ar-condicionado na cabine, além de energia elétrica enquanto o avião está em solo.
A APU pode funcionar também como alternativa ao fornecimento de ar pressurizado e energia elétrica durante operações em voo. A companhia já selecionou os motores, da Pratt & Whitney, e o sistema integrado de aviação Primus Epic 2, da Honeywell.

Fonte: Época Negócios

0 comentários:

Postar um comentário