terça-feira, 16 de abril de 2013

Congonhas Completa 77 Anos de Operações


O Aeroporto de São Paulo/Congonhas completou 77 anos de operações. Inaugurado em 1936 e o projeto inicial previa a construção de três pistas de pousos e decolagens, sendo que a construção da pista principal foi iniciada no final da década de 40. À época, estudos técnicos constataram que uma pista seria suficiente para atender às especificações aeroportuárias da Civil Aviation Authority (Autoridade de Aviação Civil - CAA), uma das mais modernas para o período.

Na década de 60, Congonhas passou por outras alterações: em 1968, foi criada a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional (CCPAI) pelo Ministério da Aeronáutica, que viabilizou mudanças, em especial para a ala internacional do terminal de passageiros. Uma das mais emblemáticas foi a troca de piso em granilite da ala internacional por quadrados em placa de granito preto e mármore branco. 

O piso, existente até hoje, se incorporou ao prédio de tal forma que passou a fazer parte da identidade visual do aeroporto. Atualmente, Congonhas é um dos terminais mais movimentados do País, com 16,7 milhões de passageiros movimentados em 2012. 


Fonte: Revista Flap 

0 comentários:

Postar um comentário