Já com três
protótipos em campanha de ensaio em voo para certificação, a Embraer anunciou
hoje que seu novo jato executivo Legacy 500 avança para a entrada em serviço no
primeiro semestre de 2014.
"Os testes de validação dos sistemas e dos
componentes de interior prosseguem com sucesso", disse Ernest Edwards,
Presidente da Embraer – Aviação Executiva. "Com cerca de 150 horas de
testes em voo, estamos satisfeitos com os resultados. Ter três protótipos no ar
em tão pouco tempo e com conquistas tão promissoras é a comprovação da
habilidade e dedicação de nosso time de testes em voo, que levou o programa a
este início tão promissor."
O primeiro protótipo do Legacy 500 fez seu voo
inaugural em 27 de novembro de 2012 e iniciou a campanha de testes de
certificação em dezembro, quando os pilotos relataram que as qualidades de voo
excederam as expectativas. Já o segundo protótipo decolou pela primeira vez em
fevereiro deste ano, enquanto a terceira aeronave entrou na campanha de ensaio
em março.
Em voos simulados de seis a sete horas, também já foram
verificados ajuste e acabamento internos, bem como o conforto, a qualidade e a
durabilidade. Muitos aprimoramentos recomendados, inclusive, já estão
implementados no terceiro protótipo. A aeronave está projetada para testar
características de interior como parte da campanha de maturidade, a qual busca
assegurar um tranquilo início de operações.
O desenvolvimento do Legacy 450 está caminhando
conforme o planejado e prevê a realização do primeiro voo no segundo semestre
de 2013. O corte da primeira peça ocorreu em agosto, após a conclusão da fase
de definição conjunta e das revisões críticas do projeto, cujo detalhamento e
fase de certificação estão em andamento, com a primeira asa já em produção.
Os jatos Legacy 500 e Legacy 450 levarão a uma ruptura
de mercado, da mesma forma que os jatos Phenom 100 e Phenom 300 foram em suas
categorias. Isso porque eles são os primeiros projetos completamente novos dos
segmentos midsize e midlight, respectivamente, nos últimos 15 anos, além de
terem recebido prêmios internacionais de design e inovação. São os primeiros
jatos com tecnologia de controle de voo eletrônico fly-by-wire (FBW) e tem
conforto, eficiência e segurança aprimorados. Como exemplo, o FBW está para os
controles de voo como o FADEC está para os motores ou o cockpit de tela
sensível ao toque está para os instrumentos de voo analógicos, ou seja, um
salto gigantesco em avanço tecnológico e redução da carga de trabalho, proporcionando
mais segurança e confiabilidade.
Além disso, são os pioneiros de suas respectivas
categorias, com cabine de 1,82 m de altura, e piso plano, oferecendo o melhor
volume interno de suas classes. Ainda oferecem a maior velocidade de cruzeiro e
a melhor pressurização de cabine a 6.000 pés, que aumentar o conforto dos
passageiros.
Fonte:
Embraer / Aeroin
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