sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aeroporto de Uberlândia Recebe Investimentos de R$ 4,4 Milhões

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy, anunciaram durante coletiva para a imprensa na tarde desta quarta-feira (12), que o Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato terá a estrutura técnico-operacional ampliada até 2029, sendo que a primeira fase será concluída até o ano 2019.  Para este ano Sérgio Kenndy informou que será investido de R$ 4,4 milhões do governo federal em melhorias na estrutura física. O projeto também contempla a ampliação da capacidade de atendimento de passageiros de 2,4 milhões por ano para 8,2 milhões. Ainda durante a coletiva, o ILS, aparelho que permite pousos e decolagens em situações de pouca visibilidade, também foi discutido.

Para celebrar a parceria, Gilmar Machado anunciou a doação de dois terrenos para a ampliação do aeroporto, que faz parte de um protocolo firmado em janeiro deste ano em Brasília. Na ocasião, foi autorizando o poder público municipal a fazer a doação das áreas ao lado do sítio aeroportuário. “Para a Copa do Mundo de 2014 teremos os novos pátios. A Prefeitura vai passar a área 2 e a área 3 ainda neste ano, para que possamos ter um grande complexo e um terminal de cargas, porque essa é a nova indústria que temos nos aeroportos. Eles só crescem se forem de passageiros e de logística”, afirmou o prefeito.
A importância do aeroporto de Uberlândia foi ainda destacada pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Segundo ele, o campo se situa em uma região estratégica (acesso a todas as regiões do país) e é um dos maiores que continuam sob a administração da empresa pública. O aeroporto de Uberlândia é localizado entre os Bairros Aclimação, Alto Umuarama e Ipanema, zona leste da cidade. A ampliação não exigirá nenhuma desapropriação no entorno, visto que as áreas cedidas são suficientemente necessárias para regularização das pendências operacionais e atendimento das aeronaves cargueiras.
A expansão servirá para ampliar o pátio de aeronaves e equipamentos, salas de embarque e desembarque, pista de pouso e decolagem, instalação do terminal de logística, área de estacionamento, dentre outros espaços. Com o aumento do pátio, o município terá possibilidade de comportar também uma aeronave do tamanho igual ao de um Boeing-767 (capacidade de 200 a 300 passageiros).
Ainda na reunião, Sérgio Kennedy falou sobre o ILS e explicou que se o equipamento estivesse em operação cerca de 85% dos problemas com fechamento das pistas seriam resolvidos. De janeiro a abril deste ano o aeroporto de Uberlândia ficou fechado 62 vezes.
No dia 23 de maio o Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública, contra a União, a Infraero e a Anac para que o ILS entre em funcionamento. Sérgio Kennedy disse que ainda não recebeu a notificação.
O prefeito de Uberlândia deve ir à capital federal no próximo mês para se reunir com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e discutir questões ligadas ao ILS (Instumental Landing System).




Fonte: G1/MG

0 comentários:

Postar um comentário