sexta-feira, 14 de junho de 2013

Belo Horizonte Usa Helicopteros Blackhawks e Caças e Restringe Espaço Aéreo

Um esquema especial de tráfego aéreo foi montado pelo Comando da Aeronáutica para os três jogos da Copa das Confederações em Belo Horizonte (MG) - Taiti e Nigéria (17 de junho), Japão e México (22 de junho) e uma semifinal (26 de junho), no Estádio do Mineirão. A cidade será dividida nas áreas branca, amarela e vermelha, cada uma com regras próprias e restrições de circulação. Em princípio, os voos da aviação regular (linhas aéreas e fretadas) não devem ser alterados. Os demais terão de seguir regras e serão vigiados por helicópteros Blackhawks e caças. Caso descumpram as normas, podem ser interceptados.


Leia mais sobre a série de segurança:
Com só 1 jogo, DF aposta em blindados e vants para dar exemplo de segurança
Temendo violência, Fortaleza reforma delegacias e pede ajuda do Exército
Contra o terrorismo, Recife usa robô antibombas e químicos
Com 149 homicídios em 1 mês, Salvador ainda não definiu segurança
Nesta terça-feira, o Terra mostra a penúltima reportagem da série sobre como as seis capitais estão se preparando para receber os jogos com segurança. Na sexta-feira, foi a vez de Brasília; no sábado, de Fortaleza (CE); no domingo, do Recife (PE); na segunda-feira, de Salvador (BA), e amanhã do Rio de Janeiro, cidade que receberá a final no Estádio do Maracanã.

saiba mais
·         Prefeito do Rio promete "se matar" se Argentina vencer Copa
·         Ministro garante segurança na Copa e diz que torneio 'já é um sucesso'
·         Tropas da Força Nacional chegam ao RJ para a Copa das Confederações
·         Professores e alunos aprendem como voluntários na C. das Confederações
·         Em São Paulo, Valcke rebate críticas: "Copa será para todos"

Nos dias das partidas em Minas, o fatiamento aéreo valerá de uma hora antes a quatro horas depois da bola rolar. Na área branca, em torno da pista do aeroporto da Pampulha, não serão permitidos voos de treinamento, instrução, manutenção, acrobáticos, turísticos, reboque de faixas e pulverização agrícola. Também não serão permitidos voos com foguetes, aeromodelos, veículos aéreos não tripulados, ultraleves, aeronaves experimentais, parapentes, paraquedas, planadores, balões e asa deltas.
Num raio de 12,95 quilômetros em torno do Estádio do Mineirão - a faixa amarela -, serão autorizados apenas voos de chefes de Estado, governo e delegações. Já num círculo de 7,4 quilômetros, também nas imediações do Mineirão, será ativada a área vermelha, que permitirá somente o trânsito de aviões de segurança pública, militares, de resgate e os demais permitidos pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra).

Num círculo de 7,4 quilômetros nas imediações do Mineirão, será ativada a área vermelha, que permitirá somente o trânsito de aviões de segurançaFoto: Aeronáutica / Divulgação
Ao todo, a Força Aérea Brasileira (FAB) levará para Belo Horizonte de oito a dez aeronaves, entre caças F-5M e A-29 Super Tucano, helicópteros H-60 Blackhawk, avião-radar E-99 e aviões de reabastecimento em voo KC-130. Haverá caças de prontidão para decolar e também sobre a área vermelha. Quem não cumprir as regras, apresentar comportamento fora do previsto ou estiver com o equipamento transponder desligado, ficará sujeito a interceptação e outras penalidades militares.
Foco na inteligência
Em solo, dos 3.160 policiais civis da região metropolitana de Belo Horizonte, 996 ficarão dentro do Mineirão centrados na investigação de ocorrências, principalmente as relacionadas às delegações participantes e turistas. Cursos de inteligência, idiomas, atendimento ao público (com noções básicas de Libras) e apuração de ações terroristas foram ministrados para os agentes, segundo a chefia de Polícia Civil do Estado. A chefe da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, Cristina Coeli, ficou 30 dias na Espanha, onde recebeu um treinamento especial sobre o tráfico internacional de pessoas. 
De acordo com o coronel Antônio Leandro Betoni, da Policia Militar, a chegada dos árbitros e delegações será monitorada por 500 PMs e policiais federais, e os locais de transmissão ao vivo dos jogos em telões receberão atenção especial. “Equipes terceirizadas estarão junto com as Forças Armadas, que há mais de um ano têm treinamento específico com explosivos. A rotina da PM não será alterada para que se possa manter a ordem na cidade”, garantiu ele. Os telefones 112 e 911, usados internacionalmente para socorro, vão cair diretamente na rede 190, da Polícia Militar, para o caso de algum turista estrangeiro necessitar. 
A Polícia Federal dará apoio com viaturas de rondas ostensivas, roupas especiais contra explosivos, maletas de raio-X portátil e kits de perícia criminal e varredura eletrônica para grampos telefônicos. Os cães farejadores treinados pela corporação vão auxiliar na busca por drogas e explosivos. A PF informou que, por motivos de segurança, não será divulgado o efetivo mobilizado.


Fonte: Radar Aéreo

0 comentários:

Postar um comentário