quarta-feira, 22 de julho de 2015

Como Funciona as Marcações das Pistas Nós Aeroportos?


Alguém já deve ter visto que quase toda pista tem pinturas brancas em sua extensão, de início ao fim. Mas nem todo mundo sabe para que elas realmente servem ou significam.
Logicamente a intenção é indicar algo às aeronaves que chegam e que saem, mas cada uma tem uma função.
Vamos se basear no aeroporto internacional de Brasília, que recebeu novos terminais recentemente, e novas mudanças em sua estrutura, de fato é um grande aeroporto e que se não fosse estas sinalizações seria como dirigir em Nova York pela primeira vez sem o GPS.


Temos duas imagens acima, a primeira mostrando a área territorial do aeroporto, que ainda na época da imagem não tinha concluído sua ampliação, e a segunda detalhe das marcações da pista 11R do aeródromo.
Uma das marcações que mais são perguntadas é a faixa branca dupla, ou seja a 4° faixa após a cabeceira. Na imagem se detalha que a marca dos pneus dos aviões começam a se intensificar bem em cima desta faixa, por que ela é onde os aviões devem tocarem, o ponto ideal para toque, porém não significa que o toque deve ser em cima desta faixa, ela é apenas uma referencia visual do local mais adequado, pois seu nome é faixa dos 1000 pés, ou seja já se passou 400m desde a cabeceira da pista. Há outras faixas, onde também são referencias para o toque, porém também são apenas referencias!! como a primeira faixa que significa os primeiros 100m, a segunda que significa quase 300m, e a faixa dos 1000ft que está a quase 400m, mas sua referencia é de 300m, a quarta faixa significa 600m e as duas ultimas com apenas um traço, significando 700m e 900m.
Então senhores essa é a função, indicar a distancia já percorrida na pista para auxiliar ao piloto a analisar também a distância restante da pista, para no caso da decolagem ela for abortada, o piloto tenha noção da pista restante, apesar dos cálculos já estarem feitos.
Podem está se perguntando o porque do R depois do 11 ou L, como 11L ou 11R, isto é como se fosse um conjunto de casas onde o número fosse por exemplo 50A, 50B, 50C. Mas na aviação não é este sentido de A à Z, seria L de left (esquerda) R de right (direita) e C de center (centro). Por exemplo, em Brasília temos duas pistas com quatro cabeceiras, as duas têm a mesma numeração pois tem direções magnéticas iguais (caso não saibam ainda o porque do numero da pista, veja neste post) Então como as duas tem a mesma numeração acho que iria haver uma confusão na hora de falar pista 11, então temos a 11L, que está a esquerda, 11R que está a direita, e se criarem outra pista a direita da 11R, será também 11R? Não! A antiga 11R passará a ser 11C e a nova 11R. Citei que Brasília tem duas pistas e quatro cabeceiras pois temos também as opostas a 11, ou seja a cabeceira 29R e 29L.

As outras marcações como as linhas no centro, indicam ao piloto que ali é o centro da pista, são as chamadas center lines, que nas taxiways, aquela pistinha que vai até a pista de decolagem, são chamadas de yellow line, cujo o objetivo e que a aeronave se mantenha centrada nela, para que se a aeronave bater em algo, ela estando ali centrada, ela não será a culpada da colisão.


Outra coisa importante de citar são placas amarelas ou vermelhas que ficam próximo a cada intercessão de taxiway. Elas tem a intenção de indicar qual taxiway estou mantendo e qual posso ingressar naquela intercessão, pois cada taxi tem o seu nome, como se fosse ruas, para facilitar ao piloto sua chegada até o portão de desembarque ou pista de decolagem.
Quase todos os aeroportos tem estas plaquinhas, sendo que não é necessário em todos, já que alguns só dispões de uma taxiway e que não faz intercessão com nem uma outra.
Também quase todos os aeroportos tem uma carta de solo, onde se tem um mapa com uma escala do mesmo, que lá estará cada nome de taxiway, numeração de pista, suas dimensões, auxílios para pouso como PAPI, VASI, ALS-F, entre outros. Estas cartas são chamadas de ADC- Aerodome Chart ou carta de aeródromo.
No aeroporto de Montes Claros o sistema que auxilia os pilotos na hora do pouso e chamado de PAPI ''Precision Approach Path Indicator’’, que fornece ao piloto uma informação visual indicando a sua posição (muito baixa, correta, alta e muito alta) com relação à rampa de descida e ponto de toque. 
Sistema PAPI


Fonte: Aviadores do Cariri/ complementado por George lucas


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