A capacidade da Eurocopter de integrar capacidades de
voo não tripulados na sua família de helicópteros foi validada por um programa
de demonstração de um veículo opcionalmente pilotado (OPV), que usou um EC145
para voar rotas que incluem a implantação de uma carga externa e uma missão de
observação representativa. Veja a seguir o vídeo da demonstração do EC145.
Realizado
na base da Força Aérea francesa em Istres, França, este programa foi revelado
no dia 26/04, com uma demonstração não-tripulada, que se seguiu de vôos
semelhantes realizadas no início de abril.
Com esse recurso totalmente validado, a Eurocopter está agora
posicionada para prosseguir as capacidades de voo OPV para sua linha de
produtos de helicópteros leves, médios e pesados – permitindo que estes
helicópteros voem nos modos com pilotos ou não-tripulados.
“A
inovação da Eurocopter está mais uma vez expandindo as capacidades de missão
dos helicópteros, e estamos prontos para aplicar a competência dos veículos
opcionalmente pilotados comprovada na satisfação das necessidades dos
clientes”, explicou o Diretor Técnico da Eurocopter Jean-Brice Dumont. “Esta
última realização demonstra a perícia da nossa empresa no controle de vôo e
sistemas de piloto automático, na interface homem-máquina, arquitetura e
integração de sistemas.”
A demonstração do sistema não tripulado atual – juntamente com os voos
anteriores – usado para um plano de voo de quatro dimensões que foi carregado
para o helicóptero, com seus pontos de partida e de chegada situados na pista
de decolagem 15/33 da Base de Dados da Força Aérea Francesa de Istres. Depois
de uma decolagem automática, o EC145 voou no circuito através de múltiplos
pontos de interesse pré-programados, durante os quais o helicóptero realizou
uma parada no meio-caminho para implantar uma carga externa. O EC145 continuou
no segmento que representou um percurso de regresso de missão de observação
normal, seguido de um pouso automático.
Para a
entrega da carga externa, o helicóptero entrou num foco planejado – permitindo
que o controlador de estação terrestre pudesse fornecer entradas de controle de
voo para orientar o EC145 sobre o ponto de entrega. O controlador de solo, em
seguida, transmitiu um comando para liberar a carga, uma vez que o helicóptero
e a carga estavam posicionados corretamente.
A capacidade de voo OPV foi desenvolvida num programa financiado
internamente pela Eurocopter, e foi coordenada por uma equipe da empresa em Donauwörth,
Alemanha. Os testes iniciais com um piloto de monitoramento a bordo do EC145
foram realizados em Donauwörth e, em seguida, em Istres.
O demonstrador EC145 é um helicóptero da Eurocopter usado como
plataforma de testes com um sistema avançado de controle de voo automático de
quatro eixos dual-duplex (AFCS) e os mais recentes sistemas de navegação. Além
disso, o helicóptero está equipado com a aviônica “plug-in” OPV na sua cabine
atrás dos assentos piloto, que contém o link de subsistemas de dados.
A
visibilidade durante os voos não tripulados do EC145 foi fornecido à estação
terrestre via câmeras a bordo. Ela foi complementada por uma câmera externa no
helicóptero para imagens de missão infravermelha e para luz do dia.
O sistema OPV da Eurocopter foi configurado para habilitar o envio dos
planos de voo de quatro dimensões para o helicóptero via link de dados da
estação de solo. O sistema inclui um recurso automático de voo pairado para
pouso em caso de maior degradação do sistema.
Quer saber mais? Acesse: http://press.eurocopter.com/en/gallery/aflight.
Fonte: Eurocopter / Piloto
Policial
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