terça-feira, 19 de março de 2013

Batalhão de Operações Aéreas/MG Deverá Adquirir Quatro Helicópteros e Dois Aviões




Tendo em vista convênio firmado, no final do ano passado, entre a Secretraria de Estado da Sáude e o Corpo de Bombeiros, segundo fontes ouvidas por T&D, a unidade estaria se preparando para receber novos equipamentos na forma de quatro helicópteros biturbina configurados e equipados para a realização de atividades de salvamento aéreo, resgate aeromédico e combate a incêndios, e dois aviões turboélices monomotores destinados ao transporte de homens e material, ligação entre unidades e apoio logístico. Conforme convênio, se adquiridas, essas aeronaves serão tripuladas com médicos da Secretaria.

A quantidade de encomendas, caso se confirme, sugere fortemente que o BOA deverá inaugurar sua 1ª base de operações fora do entorno da capital do estado, Belo Horizonte. Conforme informações apuradas por T&D em 2012, as cidades com maiores chances de receber os “Arcanjos” do BOA nessa fase de expansão de suas atividades são Montes Claros e Juiz de Fora, devido a estratégica localização próximo aos corredores rodoviários e a grande concentração populacional das regiões. A criação de bases do BOA CBMMG em pontos estratégicos do interior deverá agilizar bastante o atendimento, diminuindo o tempo de resposta ao acionamento de uma ocorrência.
A introdução de avançados helicópteros biturbinas confirma a tendência mundial de operação de aeronaves de maior porte e capacidade nos grandes centros, devido a grande confiabilidade e reserva de potência proporcionada pelos dois motores utilizados pela aeronave.
Desta forma, o BOA continua se adequando as demandas previstas para a realização do evento FIFA Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, já que Belo Horizonte é uma das cidades sede do mundial. Com a expansão da região metropolitana da capital e de várias cidades do interior mineiro, a chegada destas novas aeronaves trará uma nova dimensão as capacidades do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
''Ficamos Felizes em saber que Montes Claros poderá receber uma das  aeronaves Arcanjo do CBMG tendo em vista que ela realizará trabalhos importantes já que Montes Claros e o Segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil, ela teria um papel fundamental no resgate a vitimas de acidentes, e no combate a incêndios florestais no período de seca no norte de minas. Esta aeronave também poderá atuar em conjunto com o 3° Copaer da Policia Militar que ja tem um base fixa no Aeroporto Mario Ribeiro’’.




Fonte/ Edição: Piloto Policial / George Lucas

0 comentários:

Postar um comentário