segunda-feira, 2 de junho de 2014

AT-26 Xavante FAB 4632 ''Um Historia Que Continua''

Flagramos na tarde de ontem 01/06/2014 em Montes Claros um vetor que fez sua historia na FAB por 40 anos um AT-26 Xavante.

”Hoje está assim desmontado sendo transferido da Base Aérea de Natal-RN para o estado de São Paulo onde ficará em exposição na cidade de São José do Rio Preto.
E assim continuara enchendo os olhos dos amantes da aviação e todos aqueles que sonham em um dia poder voar ”.


“Para o FAB 4632 sua historia vai Continuar”.








Ultimo Voo do Xavante 

Aermacchi MB-326 AT-26 ''Xavante'' ''O Guerreiro Alado''
Aermacchi MB-326 é uma aeronave monomotora a jato para o treinamento militar desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi, tendo seu primeiro voo ocorrido em 10 de dezembro de 1957. Nesta época, vários modelos de caças supersônicos entravam em operação em todo mundo e a Aermacchi percebeu o potencial de mercado para uma aeronave de treinamento a jato para fazer a conversão operacional dos pilotos para os novos caças. Concorreu neste mercado com oCessna T-37 e o BAC Jet Provost. Foram construídas no total 778 unidades do MB-326 para treze países.
Fabricado sob licença na Austrália, Brasil e África do Sul, o MB-326 alcançou sucesso por seu baixo custo de produção e operação, sendo uma aeronave versátil, ágil e manobrável. Por estas qualidades, foram também desenvolvidas versões para ataque ao solo.


Fonte: Wikipedia
Texto: George Lucas

0 comentários:

Postar um comentário