quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cidade de Pouso Alegre Poderá Ganhar Aeroporto Internacional de Cargas


Pouso Alegre (MG) poderá ganhar um aeroporto internacional de cargas em 2014. A construção deve começar em abril do ano que vem com um investimento de cerca de R$ 400 milhões. A empresa que vai construir e administrar o aeroporto só espera a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para começar os serviços. Este seria o primeiro aeroporto particular a ser construído no Brasil. A liberação do governo ainda não saiu porque no Brasil ainda não existe uma lei específica para a construção de aeroportos particulares.
A área escolhida para a construção do aeroporto tem cerca de seis milhões de metros quadrados e fica no bairro rural Curralinho, na zona rural de Pouso Alegre. Pelo projeto, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas. A pista de pouso terá três quilômetros e 45 metros de largura, que tem capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões, e uma área de manutenção mecânica.
A empresa que vai construir e administrar o aeroporto pertence à multinacional B Square, responsável pela construção de um aeroporto em Dubai, nos Emirados Árabes e da reforma de outro em Miami, nos Estados Unidos.
"A região de Pouso Alegre representa um nível de crescimento muito importante, muitas indústrias estão chegando lá, em termos de logística, a cidade fica no corredor entre Belo Horizonte e São Paulo, o que é muito interessante", disse o presidente da empresa responsável pela obra, Fábio Bendaña.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Raphael Prado, o aeroporto de cargas vai atender uma demanda regional e também nacional. A implantação do aeroporto ajudaria a reduzir por exemplo, o custo de produção de empresas que precisam de peças importadas.
"Esse aeroporto vem para desafogar um pouco Guarulhos, Viracopos, e isso vai gerar empregos e muita riqueza para a região. Assim que o projeto chegou a Brasília, faltaram alguns documentos, algumas plantas, que a empresa já protocolou. Nós temos uma pessoa da prefeitura para acompanhar todo o processo de perto. Em 60 dias ele deve ser aprovado e as obras devem começar no início do ano que vem", disse o secretário.
A previsão é de que as obras do aeroporto sejam concluídas até o início de 2017 com a geração de cerca de mil empregos.



Fonte: G1/MG

0 comentários:

Postar um comentário