quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ATR-72 Cai e Mata 44 Passageiros

 Um avião da Lao Airlines que enfrentou uma tempestade durante um voo caiu no rio Mekong, no sul de Laos, nesta quarta-feira, resultando na morte de todas as 44 pessoas a bordo, incluindo cidadãos de 10 países diferentes.

O avião turboélice ATR-72, praticamente novo e que havia decolado da capital Vientiane, caiu por volta das 16h10 (6h10 no horário de Brasília) apenas oito quilômetros antes de chegar ao destino, a cidade de Pakse, que fica perto das fronteiras com Tailândia e Cambodia.

A companhia aérea disse em comunicado que ainda precisa avaliar a causa do acidente, que pode ter sido provocado pela passagem do tufão Nari, segundo uma autoridade local de aviação.

A maioria dos mortos era de Laos, mas sete cidadãos franceses também morreram, disse o chanceler da França, Laurent Fabius. Cidadãos de Coreia do Sul, Austrália, Canadá, Taiwan, China, Mianmar, Vietnã e Tailândia também estão entre os mortos.

Autoridades confirmaram que não houve sobreviventes entre passageiros e tripulantes.

A Lao Airlines, que opera desde 1976, é a companhia aérea nacional do país comunista. A empresa tem uma frota de apenas 14 aviões, e suas aeronaves transportaram 658 mil pessoas no ano passado.

O sul do Laos foi atingido pelo tufão Nari, que passou pela região na terça-feira e deixou 13 mortos nas Filipinas e cinco no Vietnã.

Resquícios da tempestade podem ter causado a queda do avião, de acordo com Yakua Lopangka, diretor-geral do Departamento de Aviação Civil.

A TV tailandesa mostrou uma foto do avião turboélice ATR-72 parcialmente submerso no rio Mekong, com a cauda bastante danificada. Outro canal mostrou o que pareciam ser vários corpos no leito do rio.

A Lao Airlines tem seis aviões ATR-72, fabricados por uma subsidiária da EADS com a italiana Finmeccanica.

Em comunicado, a ATR disse que a areonave que sofreu o acidente era do modelo mais recente ATR 72-600, projetado para levar entre 68 e 74 pessoas. A aeronave saiu da linha de montagem em março.

A Laos Airlines voa em sete rotas domésticas e tem voos internacionais para China, Cambodia, Tailândia, Vietnã e Cingapura.



Fonte: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário