domingo, 6 de outubro de 2013

Raio Laser Apontados Para Aeronaves em Montes Claros Colocam em Risco os Voos Para a Cidade

Duas ocorrências de disparos de raios lasers verdes, contra aeronaves, foram registradas somente neste mês de outubro em Montes Claros. A última notificação foi no ultimo dia 02 quarta feira durante um vôo  da Trip Linhas Aéreas desta vez o alvo foi uma aeronave modelo ATR-72. Um dia anterior a ocorrido uma aeronave C-95 da Fab também foi alvo de raio laser. Nos Dois Casos as aeronaves se preparavam para pousar.




Segundo a Infraero em montes claros são cerca de 4 pontos diferentes reportados pelos pilotos a torre o ponto mais critico e próximo a cabeceira 12.
 O objeto, bastante usado em festas e em estádios de futebol, mais pode provocar sérios danos quando apontado contra as aeronaves, causando grande risco de derrubar o avião. Através de pesquisas foi comprovado que o flash disparado contra a aeronave se espalha pela cabine, chegando a causar cegueira momentânea de 20 segundos no piloto, e ainda causando riscos de queimar a retina ocular podendo causar cegueira.Caso o acusado pelo disparo seja menor de idade, os pais respondem pelo crime. 
Em Montes Claros, os casos foram registrados através de notificação ao CENIPA-Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Segundo o Coronel Paulo do SERIPA III os casos de incidentes com laser em montes claros são bem maiores já que muitos dos pilotos não reportam ao Cenipa sobre o ocorrido.


A ação de apontar uma caneta de raio laser verde para um avião é crime contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro. A lei prevê de dois a cinco anos de cadeia, porém caso haja um acidente com mortes, o responsável pode ser condenado a até 12 anos. A caneta de laser e vendida abertamente no mercado a qualquer pessoa mais a uma lei que deve entrar em vigor no Brasil que prevê a proibição e comercialização destas canetas laser com alta intensidade de luz. 
Vídeo feito pelo CAP. Aviador Thiago quando se preparavam para pouso em Montes Claros quando a aeronave C-95 foi alvo do raio laser


Fonte/Texto: George Lucas


0 comentários:

Postar um comentário