quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Confins Terá Novos Pátios Ainda no Primeiro Semestre


O Aeroporto Internacional Tancredo Neves vai ganhar dois novos pátios ainda no primeiro semestre desse ano. O primeiro, identificado como pátio 3, foi construído em anexo ao pátio do Terminal de Cargas (TECA). A área vai comportar até 11 aeronaves dos modelos Boeing 737-800 ou Airbus A321 operando simultaneamente. A segunda área, identificada como pátio 2, está sendo construída ao lado do pátio principal e será vinculada ao futuro terminal de passageiros 2. Serão 21 posições para aeronaves dos modelos Boeing 737-800 ou Airbus A321. O novo pátio TECA deverá entrar em operação em 45 dias, enquanto o pátio 2 tem previsão de ser liberado em 90 dias.





Em ambos os pátios serão possíveis outras combinações com posições para modelos variados, como os Boeing 767, 747 e 777. Somadas as duas novas áreas poderão receber até 11 wide bodies simultaneamente. O pátio atual continuará com 18 posições, sendo 9 delas com pontes de embarque. Estão previstas ainda mais 10 posições que serão dedicadas a aeronaves de menor porte, como da aviação executiva ou os turboélices ATR42 e 72. Listamos algumas das combinações possíveis.




Novo pátio TECA - Pátio 3

A - 11 B737-800WL/A321-200
B - 2 B767-300WL + 8 A321-200/B737-800WL 
C - 3 B747-400/B777-300 + 5 A321-200/B737-800WL
D - 3 B757-200WL + 7 A321-200/B737-800WL
E - 2 B767-300WL + 3 B747-400/B777-300ER + 2 A321-200/B737-800WL

Novo pátio principal - Pátio 2

Lado "Pista"

A - 10 A321-200/B737-800WL + 1 B767-300WL
B - 9 A321-200/B737-800WL + 2 B767-300WL

Lado "Terminal"

A - 12 A321-200/B737-800WL
B - 10 A321-200/B737-800WL + 1 B747-400/B777-300
C - 8 A321-200/B737-800WL + 2 B747-400
D - 4 A321-200/B737-800WL + 4 B747-400

Novas taxiways e ampliação da pista de pousos e decolagens




Como já era previsto no projeto de reforma, o aeroporto ganhará novas pistas de táxi que deverão agilizar e facilitar a movimentação. Após a ampliação da pista em 600 metros, a cabeceira 34 passará a contar com dois acessos a taxiway A, identificados como N e P. As aeronaves que pousarem terão à disposição duas novas taxiways de saída rápida (D no sentido 34-16 e G no sentido 16-34). Outra novidade é a construção da taxiway Q, que vai ligar o pátio do CMA Gol ao pátio do terminal 1, paralela à taxiway A, a principal do aeroporto hoje e que liga as cabeceiras 16 e 34.



Fonte/Fotos: CNF AOVIVO

0 comentários:

Postar um comentário