domingo, 2 de fevereiro de 2014

Novo Relatório Afirma que o F-35 Atrasará mais Uma Vez

A equipe de avaliadores externos do governo dos EUA preve um novo atraso para a entrada em serviço operacional.
Só o tempo dirá se as previsões estão certas, mas a história da estreia operacional se repete pela terceira vez, segundo novo relatório do DOT & E (director of the office of test and evaluation), dirigido por Michael Gilmore.
No relatório anterior, Gilmore disse ao Congresso que ele esperava que o software Bloco 2B, necessário para que o Corpo de Fuzileiros Navais declara-se o F-35B operacional, seria entregue com oito meses de atraso, porém, no novo relatório, o atraso foi estendido por mais quatro meses, até julho de 2016, um ano inteiro de atraso para o USMC.
O Corpo de Fuzileiros Navais , no entanto, diz que o programa continua no bom caminho para declarar a capacidade operacional inicial em julho de 2015.
A Força Aérea dos EUA, como a Marinha dos EUA, decidiu esperar pelo menos mais um ano para o lançamento do software bloco 3F antes de declarar a IOC (initial operational capability).
A Lockheed, por sua vez, critica a avaliação do DOT & E, de que um atraso de um ano é resultado de uma taxa de crescimento e de um numero maior de testes.
Os testes de desenvolvimento do bloco 2B aumentaram 120%, afirma a Lockheed, no entanto, o DOT & E diz que 41% do crescimento de teste foi atribuído a correções de re-teste para o sistema de exibição montado no capacete. Curiosamente, o relatório da DOT & E afirma que o capacete causou apenas 22% dos testes extras em 2013. O documento também aponta que a previsão de atraso de um ano é baseado em uma taxa de crescimento que exclui atividade re-teste para o display montado no capacete.
A equipe de testes do F-35 dedica 42 voos para investigar e resolver os problemas com o sistema – e os erros não são novos. O escritório do programa ameaçou no ano passado mudar de fornecedor, mas finalmente decidiu ficar com a Vision Systems International, uma joint venture entre a Elbit Systems e Rockwell Collins.
Alguns problemas exigirão dos clientes um gasto a mais de dinheiro para corrigir. O relatório DOT & E conclui que a acuidade de visão noturna no visor do capacete só irá melhorar se o programa decidir atualizar para uma versão de terceira geração do mesmo capacete, que possui uma câmera de melhor visão noturna.
Mas os problemas de desenvolvimento do F- 35 sempre foi mais ampla do que qualquer sistema único. Software para gerenciar os controles de vôo do F- 35 e sistemas de missão tem sido uma questão particular.
Enquanto o USMC aguarda o software Bloco 2B, a Lockheed está rodando meses de atraso no pacote 2A anterior. Apesar de ter sido instalado em dezenas de aviões do quarto e quinto lotes do programa de produção inicial, a Lockheed entregou o software Bloco 2A com quase metade das funções do software contratualmente exigidas e incompletas, diz o relatório.
Uma atualização de software Bloco 2B chegou em outubro de 2013, mas os resultados iniciais não parecem encorajadores. O software ainda tem problemas de função com a fusão de dados.
Mais promissor tem sido o ritmo dos testes destinados ao envelope de vôo do F-35.



Fonte: Cavok

0 comentários:

Postar um comentário