sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FAB Deve Receber Oito JAS-39C/D Gripen em Janeiro de 2016

Fontes ouvidas pela reportagem de ASAS afirmaram que dois capitães, pertencentes ao 1º Grupo de Aviação de Caça e ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), seguem amanhã para a Suécia iniciando um programa de treinamento que deve se estender até dezembro de 2015. Após a aquisição dos 36 Saab JAS-39E/F, a Força Aérea Brasileira (FAB) está prestes a assinar um segundo contrato para a vinda de oito JAS-39 C/D que, sediados no 1º GDA, reforçarão interinamente a defesa aérea dos céus brasileiros.
Os exemplares usados virão diretamente da Suécia e, segundo o que foi apurado, a FAB deseja receber seis JAS-39C (monoplace) e dois JAS-39D (biplace, de treinamento). Pelo fato de haverem poucos Gripen D, a Suécia propôs o envio de apenas um exemplar biplace, entretanto este detalhe está em discussão entre as partes.
Apesar de os Northrop F-5EM estarem cumprindo missões de defesa aérea a partir da Base Aérea de Anápolis, sede do 1º GDA, a chegada deste lote permitirá aos pilotos se habituarem a nova doutrina do caça, suas capacidades e peculiaridades, mesmo sendo de uma geração anterior ao Gripen E/F. As equipes de manutenção também poderão aprender como funciona o seu processo de inspeção e reparo.
Com isso a FAB estará mais preparada e fará de forma mais ágil e facilitada a conversão do Gripen C/D para o Gripen E/F. A perspectiva é que os exemplares cheguem ao Brasil em 2016 e sejam substituídos e devolvidos à Suécia de forma gradual com a vinda dos Gripen E/F.

Fonte: Poder Aéreo

0 comentários:

Postar um comentário