A Gol iniciou
mais uma fase do projeto Fast Travel. Desta vez o foco é
o embarque.
Para agilizar o processo, a empresa criou uma nova organização de fila que
prevê uma entrada para o embarqueprioritário (gestantes, idosos,
pessoas com crianças de colo, clientes Smiles Ouro e Diamante) e outra para os
demais clientes. Além disso, o projeto contempla o estudo de embarque por grupos de clientes, de acordo com a
disposição dos assentos na aeronave.
“Todo o projeto Fast Travel tem o objetivo de melhorar o fluxo dos
passageiros pelo aeroporto, desde o atendimento de check-in até o desembarque.
Nesta fase, do embarque, nossa prioridade é agilizar a o atendimento e acomodação
dos clientes no avião, o que, por consequência, diminui o tempo do processo e,
principalmente, nos permite oferecer uma experiência de viagem ainda melhor”,
destaca o diretor de Aeroportos da Gol, André
Lima.
Aumento do número de totens de autoatendimento e a
possibilidade de realizar o processo direto pelo smartphone também fazem parte
do projeto.
CORTE DE CUSTOS
Para reverter o prejuízo do último ano (R$ 1,5 bilhão, R$ 300
milhões a mais que o da Tam), a Gol está
implantando, segundo a revista Exame que está nas bancas, uma série de cortes
radicais de despesas, que incluiriam: água (gratuita) em menor quantidade para
os passageiros (mas o suficiente para a demanda usual, segundo a empresa);
substituição dos manuais de voo de papel por computadores; instalação de
poltronas mais leves (tudo isso para tirar peso do avião e consumir menos
combustível); diminuição em 30% no tamanho do bilhete; mais quiosques de
autoatendimento (e menos 10% de despesas com pessoal); tripulação não recebe
mais comida em todos os voos; menos água, em alguns voos, no sistema de
descarga; descidas mais bruscas das aeronaves; e desligamento do reversor das
turbinas, que ajuda o avião a frear, nas pistas maiores. A reportagem da Exame
ouve especialistas e detalha todo o projeto de cortes, um dos mais ambiciosos
na história da aviação brasileira.
Fonte: Panrotas
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