O Esquadrão Cometa veio da cidade de
Pirassununga localizada no estado de São Paulo, e teve como destino a cidade de
Natal, no Rio Grande do Norte. Aproximadamente às 9h10min a primeira aeronave
T-27 pousou na cidade.
Logo
em seguida as 9h:40min entraram no espaço aéreo Montes Clarense cerca de 8
aeronaves T-27 tucano. Todas as aeronaves pousaram
em nosso Aeroporto, onde foram reabastecidas.
Oito das 9 aeronaves decolaram por volta das 11h40min da manhã,
com direção a Natal-RN. A ultima
aeronave que ficou em solo Montes Clarense retornou para cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo
Horizonte após apresentar defeito nós flaps, a aeronave passaria por reparos no
centro logístico que a Força Aérea Brasileira Possui na cidade, e logo em
seguida seguiria para Natal-RN.
Retorno
Por volta das 13h:20min da tarde do dia (7)
terça-feira as 9 aeronaves do Esquadrão Cometa retornaram da Capital potiguar,
todas as aeronaves foram reabastecidas e logo em seguida decolaram rumo a Pirassununga,
onde esta localizada a ‘’AFA’’ Academia da Força Aérea.
1º EIA - Esquadrão Cometa
No dia 10 de julho de 1969 a Escola de
Aeronáutica passou a se chamar Academia da Força Aérea, sendo transferida em
definitivo no dia 23 de outubro de 1971 do Campo dos Afonsos, no Rio de
Janeiro, para Pirassununga, uma pequena cidade no interior do Estado de São
Paulo, a cerca de 200 km da capital. Na época de sua transferência, o Curso
de Formação de Oficiais Aviadores tinha a duração de apenas três anos, sendo
os dois primeiros realizados nos aviões holandeses Fokker T-21 e T-22, para o
treinamento básico e avançado (substituídos pelos aviões brasileiros Aerotec
T-23 Uirapuru e Neiva T-25 Universal), completando a sua instrução nos jatos
Cessna T-37C Tweety Bird, que entraram em operação durante o ano de 1968 e
voaram na Academia da Força Aérea até 1979. Até a entrada em operação do
Embraer T-27 Tucano no dia 01 de julho de 1984, o T-25 Universal foi usado na
instrução avançada.
Atualmente, os Cadetes Aviadores iniciam a
instrução aérea primária e básica em seu segundo ano na Academia da Força
Aérea, voando o Neiva T-25 Universal, completando 75 horas de vôo nessa
aeronave. No quarto ano os Cadetes realizam a sua instrução avançada na
aeronave Embraer T-27 Tucano, também de fabricação nacional, no qual voam
cerca de 125 horas. Nessas aeronaves os Cadetes desenvolvem as qualidades individuais de
pilotos militares, dominando o avião em manobras de precisão, acrobacias,
vôos de formatura e por instrumentos, preparando-se para o seu emprego em
futuras operações de combate.
Além de aprenderem a voar, os Cadetes completam o currículo técnico-especializado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores com cursos de aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, inglês técnico e meteorologia. Os novos pilotos saem da Academia da Força Aérea como Aspirantes a Oficial Aviador, seguindo para Natal, no Rio Grande do Norte, onde irão se aperfeiçoar voando nos Esquadrões Pacau e Joker.
O Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) é conhecido como Esquadrão Cometa e possui quatro Esquadrilhas: Antares, Castor, Sirius e Vega.
Fotos: George Lucas
|
0 comentários:
Postar um comentário