quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aeroporto de Montes claros


Historia do aeroporto
Em 18 de dezembro de 1939, o governador Benedito Valadares inaugurou o aeródromo. A primeira empresa aérea a operar foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros (MOC) a Belo Horizonte, Salvador e Recife. Ainda em 1942 iniciaram os serviços do correio aéreo. Em 1948, a Nacional Serviços Aéreos inaugurou sua atividade com vôos diários no percurso de Montes Claros (MOC) a Belo Horizonte nos aviões DC-3 com capacidade para 24 passageiros. Em 1957, a Nacional foi incorporada à Real Serviços Aéreos.
Em 1965, a Varig assumiu as linhas da Panair do Brasil, e Montes Claros passou a ser servida também pelos novos aviões AVRO, com capacidade para transportar 40 passageiros.
Em 1974, a Varig implanta a era do jato em Montes Claros, através do Boeing 737-200, com capacidade para transportar 109 passageiros e mais de seis toneladas de bagagem e carga. Em 1977, as atividades da Varig foram temporariamente suspensas, já que a pista não era adequada ao Boeing 737, aeronave que quando carregada chega a atingir até 50.000 quilos. Foi então realizada uma reforma na estrutura da pista, aumentada para 2.100 metros. A estrutura também foi reforçada, o que permitiu o retorno das operações dos Boeing em 1978.Em 1977, a Nordeste Linhas Aéreas se instala em Montes Claros, ligando a cidade com vôos regulares para Belo Horizonte e cidades baianas como Salvador, Guanambi e Vitória da Conquista.Em 1980, o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero.
Em 31 de outubro de 2004, após a desativação dos ERJ-145 Jet Class e dos Boeing 737-500 (através da Nordeste Linhas Aéreas) a Varig realizou seu último vôo no Norte de Minas, após 27 anos de atuação na região. A Total Linhas Aéreas, que já atuava desde 1º de dezembro de 2001, passou então a ser única exploradora da rota para a capital mineira, ampliando o número de vôos. Em 29 de novembro de 2004, a OceanAir (Avianca) começou a operar com vôos diários, ligando Montes Claros (MOC) a São Paulo.

A partir de 2006, a OceanAir (Avianca) inicia vôos com as aeronaves MK-28, interrompidos com as obras de alargamento da pista. Em 2007, a companhia volta a operar na cidade, desta vez ligando Montes Claros (MOC) com vôos diretos para Belo Horizonte (CNF), São Paulo e Salvador. Com isso, lançou a primeira concorrência frente à Total Linhas Aéreas, após a saída da Varig. Pelo fato de se localizar relativamente perto de Brasília (com uma distância aérea de 447 km), o Aeroporto Mário Ribeiro é ponto de constantes manobras militares das aeronaves do GTE (Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira), inclusive com o VC-1A.
Desde novembro de 2010, a Gol Linhas Aéreas opera com vôos diários com destino à Belo Horizonte (CNF) e conexões. A companhia Gol Linhas aéreas opera vôos diários entre São Paulo (CGH) e Montes Claros (MOC), com escala em Belo Horizonte (CNF). As operações se iniciaram no dia 14 de março de 2011 e esses vôos são realizados diariamente com as aeronaves Boeing 737-700.
Desde o dia 15 de agosto de 2011, a TRIP Linhas Aéreas começou a operar com vôos diários ligando Montes Claros (MOC) a Belo Horizonte (CNF), vôo operado com aeronave Embraer 190. Os vôos de Montes Claros (MOC), desde então, pela TRIP Linhas Aéreas, pousava em Belo Horizonte somente no Aeroporto da Pampulha, operando com as aeronaves ATR-42. Com esta ligação com o Aeroporto Internacional de Confins, a TRIP Linhas Aéreas faz novas conexões para diversos destinos como Goiânia, Carajás, Manaus, Porto Velho, dentre várias outras cidades.
Desde 17 de outubro, a TRIP Linhas Aéreas oferece vôo direto para Salvador com escala em vitoria da conquista BA com aeronave ATR 72.
A TRIP Linhas Aéreas conta com um sistema de codeshare (em inglês) com a TAM Linhas Aéreas, podendo atender a várias cidades brasileiras.
A Azul Linhas Aéreas opera com 2 vôos diários que partem de BH (confins) utiliza aeronaves ATR 72 com capacidade para 70 passageiros.
A passaredo linhas aéreas solicitou a anac a inclusão de 4 vôos diários para montes claros inicialmente será usado o Atr 72 para 70 passageiro mais ainda depende de autorização dos órgãos competentes.
Dados do Aeroporto
Sítio aeroportuário
Área: 1.989.073,12 m²
Pátio das aeronaves
Área: 20.035,40 m²
Terminal de passageiros
Área: 706 m²
Estacionamento
Capacidade: 50 vagas
Estacionamento de aeronaves
Número de posições: 22

Movimentos em 2011

224.660 passageiros

8.243 aeronaves

Pista

Cabeceiras

30/12

Comprimento

2.100m  (6.890 ft)

Superfície

Asfalto

O Aeroporto de Montes Claros conta com uma Seção contra Incêndio que funciona 24 horas, com efetivo de 17 homens. A navegação aérea oferece operações para vôos visuais e por instrumentos. É dotado de grande estrutura de apoio à navegação aérea, com farol rotativo de Aeródromo e demais equipamentos, além de uma escola de pilotagem em funcionamento.

Serviços
O aeroporto conta ainda com locadoras de veículos serviço de transporte urbano que oferece serviço de ônibus, interligando o aeroporto e a cidade. e serviço de taxi.

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