terça-feira, 16 de outubro de 2012

ANAC Investiga Demora na Liberação de Viracopos (SP)





O movimento de passageiros voltou ao normal hoje no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista. Os pousos e as decolagens ficaram interrompidos por 46 horas, entre a noite do último sábado e o final do dia de ontem (segunda-feira, dia 15) por causa de acidente com um avião cargueiro norte-americano.
Até 9h de hoje, do total de 37 vôos programados, um estava atrasado há mais de 30 minutos e quatro tinham sido cancelados, segundo a Infraero. A estatal avaliou a situação desta terça-feira como de rotina.
A companhia aérea com maior número de vôos em Viracopos, a Azul Linhas Aéreas, informa no site que está empenhada em regularizar o atendimento aos clientes prejudicados pela interdição do aeroporto.

Quase 500 vôos foram cancelados durante a interdição da pista para a remoção da aeronave MD-11 da empresa Centurion, cujo peso alcançava a 130 toneladas. O cargueiro sofreu avarias no trem de pouso, após o estouro de um dos pneus quando tocou a pista em operação de pouso.
A retirada do avião foi demorada, envolveu operação que exigiu vários procedimentos, inclusive reparos na pista. O aeroporto ficou fechado das 19h55 do último sábado até 17h35 de ontem.

INVESTIGAÇÃO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que investigará o episódio. Foi instaurado procedimento administrativo para apurar o cumprimento do plano de emergência pela empresa aérea Centurion e pela Infraero. Segundo a assessoria de imprensa da Anac, não há previsão para a conclusão do trabalho.

Fonte : PanRotas  / Rota da Aviação no Brasil

0 comentários:

Postar um comentário