sábado, 4 de maio de 2013

Governo da Austrália Compra 12 Novos Jatos EA-18G Growler Enquanto Aguarda o F-35


Em vez de converter 12 de seus 24 caças Super Hornets em jatos de ataque eletrônico EA-18G Growler, a Austrália manterá seus 24 caças e comprará 12 novos Growlers, enquanto aguarda o F-35 (JSF), da qual pretende encomendar 100 jatos. A primeira-ministra Julia Gillard, e o ministro da Defesa Stephen Smith anunciaram hoje os passos que o governo vai tomar para reforçar a capacidade de combate aéreo da Austrália.
O Livro Branco da Defesa de 2013 destaca a importância estratégica de uma capacidade de combate aéreo potente e flexível para controlar aproximações aéreas à Austrália e operações de apoio nos ambientes de terra, mar e ar.
Emergentes capacidades avançadas de combate e de defesa aérea na região, juntamente com a proliferação de modernos sistemas de guerra eletrônica, fará com que as tarefas de controle do ar, a realização de ataques e apoio de forças terrestres e navais sejam cada vez mais difíceis.
A capacidade de combate aéreo da Austrália é uma parte vital da nossa estrutura de segurança nacional e o Governo não vai permitir que uma lacuna na nossa capacidade de combate aéreo venha a ocorrer.
Como medida de prudência para assegurar a capacidade de combate aéreo da Austrália ao longo do período de transição para o Joint Strike Fighter (JSF), o Governo decidiu manter os atuais 24 jatos F/A-18F Super Hornets (um esquadrão operacional) na sua atual configuração e capacidade de combate aéreo e ataque.
O governo também decidiu adquirir 12 novos EA-18G Growler de ataque eletrônico em vez de converter 12 dos aviões existentes F/A-18F Super Hornet da Austrália para a configuração Growler. 12 aeronaves Growler irão aumentar significativamente a capacidade de guerra eletrônica das Forças de Defesa da Austrália e, em conjunto com o JSF e o Super Hornet, vão formar uma força de combate aéreo formidável capaz de controlar tanto o ar como os ambientes eletrônicos.
A decisão sobre a substituição da Super Hornets com aeronaves JSF adicionais será feita mais perto da retirada da Super Hornets, o que não é esperado até por volta de 2030.

O Livro Branco da Defesa de 2009 delineou o compromisso do Governo para adquirir o JSF e anunciou a aprovação para a compra do primeiro avião de 14 JSF a um custo de cerca de US$ 3,2 bilhões. Destes, a Austrália está contratualmente comprometida a dois, que serão entregues no decorrer de 2014-2015 nos Estados Unidos, para fins de teste e treinamento.
Devido aos desafios e atrasos no programa JSF, os Estados Unidos reestruturaram o Programa JSF no ano passado, adiando a aquisição de 179 aeronaves e proporcionando aos EUA US$ 15 bilhões a menos no financiamento ao longo dos próximos cinco anos. A Austrália alinhou-se com esta programação no Orçamento 2012-13. Enquanto os EUA continuam comprometidos com o JSF, a aquisição tem sido abrandada para completar mais testes e fazer alterações de desenvolvimento antes da compra de aeronaves em quantidades significativas.
O Governo continua empenhado em adquirir a aeronave JSF de quinta geração, com três esquadrões operacionais previstos para entrar em serviço início por volta de 2020 para substituir os aviões F/A-18A/B Hornet.
As aeronaves Super Hornet, a entrega da aeronave de ataque eletrônico Growler e o apoio de aeronaves de reabastecimento aéreo KC-30A vão garantir a potência contínua do sistema de combate aéreo da Austrália em projetar poder aéreo decisivo na defesa da Austrália e dos seus interesses.


Fonte: Poder Aéreo 

0 comentários:

Postar um comentário