sábado, 8 de fevereiro de 2014

Número de Acidentes Aeronáuticos Reduz no Brasil


Dados levantados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmam redução de 8,5% do número de acidentes aeronáuticos. Em 2013, ocorreram no Brasil 163 acidentes aéreos, 15 a menos em comparação com 2012, quando foram registradas 178 ocorrências envolvendo aeronaves de matrícula brasileira.


O CENIPA registrou também queda no número fatalidades (mortes). Além disso, todos os segmentos da aviação tiveram queda no número de ocorrências. Em comparação com 2012, o número de acidentes da aviação geral caiu 4,6%, táxi aéreo – 29%, e aviação regular (transporte de passageiros) – 50%.
A redução é resultado do trabalho de prevenção realizado pelo CENIPA com a participação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outros órgãos do Estado Brasileiro com responsabilidade na segurança da aviação em suas campanhas educativas.
De acordo com o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, não só os acidentes aeronáuticos diminuíram, mas também os incidentes graves e os incidentes, diferentes tipos de ocorrência investigadas pelo CENIPA para gerar prevenção. “A aviação brasileira está mais segura, mas isso não significa que estamos satisfeitos. A prevenção deve ser reforçada dia a dia, porque a nossa meta é zero acidente”.
Esses dados refletem a tendência mundial divulgada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) que também comemora uma redução no índice de acidente da aviação regular.



Fonte: CENIPA / Piloto Policial

0 comentários:

Postar um comentário