A Dassault Aviation realizou o roll out do Falcon
5X em suas instalações em Bordeaux-Mérignac. O avião foi apresentando diante de
um público de 400 pessoas, formado por clientes, operadores da família Falcon,
fornecedores e representantes das autoridades certificadoras.
O Falcon 5X foi lançado durante a edição de 2013 da
NBAA (National Business Aviation Association Convention) com o objetivo de se
tornar referência no segmento de longo alcance e cabine larga. “Os clientes já
responderam à nova aeronave com entusiasmo e esperamos que ele [5X] se torne
tão popular quanto o 7X” comentou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault
Aviation.
O novo avião conta com alcance de 5,200 nm (9.630
km) o que permite voar sem escalas entre as principais cidades do mundo. O
Falcon 5X possui desempenho que o torna capaz de operar na maioria dos
aeroportos existentes. Com uma velocidade de aproximação de apenas 105 nós,
faixa próxima de muitos turbo-hélices, o Falcon 5X possui uma performance
praticamente única entre todos os aviões de cabine larga do mercado.
O projeto conta com um novo desenho de asa, com
perfil ultra eficiente e sistema de controle de voo digital, similar ao
existente nos caças Rafale, assim como uma suíte de aviônicos no estado da
arte. A suíte EASy presente no Falcon 5X é uma evolução do projeto atual, que
conta com novos recursos e melhor desempenho.
Os motores Snecma Silvercrest prometem oferecer um
consumo até 15% menor, em relação aos atuais motores que equipam versões
similares no mercado.
O primeiro Falcon 5X teve seus sistemas ligados no
último outono (hemisfério norte) e iniciou os ensaios em solo. Outras duas
aeronaves estão envolvidas nos testes estáticos e de fadiga, enquanto os
motores vêm sendo amplamente testados nos bancos de prova da Snecma.
A previsão da Dassault é que o primeiro voo ocorra
quatro próximos meses.
Fonte: Aeromagzine
0 comentários:
Postar um comentário