A Dassault Aviation realizou o roll out do Falcon 8X, em cerimônia
realizada em sua unidade de Bordeaux-Merignac, na França. O evento contou com a
presença de clientes, operadores, parceiros industriais e autoridades.
O Falcon 8X é o maior membro da família Falcon, e segundo a Dassault,
deverá oferecer a mais ampla variedade de configurações de cabine disponíveis
em qualquer jato executivo.
Anunciado em maio deste ano durante a EBACE (Convenção European Business
Aviation & Exhibition), o Falcon 8X tem como plataforma o reconhecido
Falcon 7X. Entre as melhorias oferecidas pelo 8X vai está uma cabine maior, com
1.88 m de altura, 2.34 m de largura e 13 m de comprimenro. O alcance também é o
maior entre todos os aviões do fabricante francês, com 6.450 nm (11,945 km), o
que o inclui no seleto segmento de aeronaves de ultra-longo alcance. Embora
ofereça uma capacidade superior ao 7X, o novo avião manterá boa parte da
arquitetura do irmão mais velho, assim como deverá se beneficiar da extrema
flexibilidade oferecida pela família Falcon.
“Tradição, inovação e excelência ajuda a explicar o sucesso do Falcon
7X. Mais de 250 aviões foram construídos nos sete anos, desde sua entrada em
serviço, e demanda permanece forte. Prevemos um futuro semelhante e brilhante
para o 8X”, Disse Eric Trappier, Chairman e CEO da Dassault Aviation, durante a
cerimônia.
Montagem e testes do Falcon 8X será feita na planta de Merignac, nas
mesmas instalações que hoje são produzidos os 7X, o que permite manter a
padronização nos processos e reduz os custos totais do projeto.
A junção das asas e instalação do motor no primeiro Falcon 8X foi
concluída em julho, seguido da primeira energização dos sistemas dias depois.
Os testes em solo, incluindo verificações nos controles de voo, testes de
vibração e no sistema de combustível, foram concluídos em novembro. Por fim, o
primeiro acionamento ocorreu no início de dezembro, seguido dos primeiros
testes dinâmicos em solo. A previsão é que o primeiro voo ocorra ainda no
primeiro trimestre de 2015.
“Estamos extremamente satisfeitos com o progresso em nosso novo
carro-chefe”, disse Olivier Villa, vice-presidente sênior da divisão de avião
civil da Dassault Aviation.
De acordo com a Dassault, um total de três aeronaves serão utilizadas
durante a campanha de ensaios em voo, incluindo um com interior completo. As
entregas devem começar no segundo semestre de 2016.
Fonte: Aeromagazine
0 comentários:
Postar um comentário