Talvez você já tenha percebido ao longo
de uma viagem de avião que há um pequeno orifício na janela ao
lado da sua poltrona. Mas quem colocou aquilo lá? Qual é a função desse
pequeno buraco? Na verdade ele está lá por questões de pressurização.
Mas, para entender melhor a sua funcionalidade, é bom saber como as janelas das
aeronaves são projetadas.
Quando você viaja sentado ao lado da
janela do avião, você não está próximo a um, e sim a três painéis que formam
essa janela. Na maior parte das aeronaves comerciais, as janelas da
cabine dos passageiros consistem em um conjunto com três painéis – um exterior,
um intermediário e um interno. Esses nomes se referem ao lugar em que
eles estão posicionados em relação ao avião.
O diagrama abaixo, retirado do manual
de instruções do Boeing 737, mostra a configuração da janela dos passageiros:
Os três painéis são feitos com o mesmo
material: o acrílico, resina sintética conhecida por sua
transparência e durabilidade. Os painéis externo e intermediário
são conhecidos como “estruturais”, pois estão alojados na fuselagem do
avião, instalados com um selo de vedação. É o painel intermediário que recebe o
orifício. O painel interno não aparece na imagem acima por não ser
estrutural.
Pressão Atmosférica
Durante uma viagem, o avião voa
pelo céu a uma altitude de aproximadamente 10.000 metros. Nesta situação, a
pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como
deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da
cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.
Mas isso causa uma assimetria entre
o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão
entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias
estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel
externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.
Se ele rachar ou quebrar – o que é
um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como
reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão
normal da cabine, no caso do Boeing 737 – mesmo com o buraco.
Afinal, por que ter esse orifício? Ele
está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os
painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão
da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o
intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.
O painel interno é mais outra
redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em
que o painel exterior sofrer algum dano. Além disso, ele protege o painel
intermediário contra arranhões e rachaduras.
Então, da próxima vez que você
viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado,
agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele
não estivesse lá.
Fonte: Norte Verdadeiro
Imagem: Pedro Moura
Pinheiro/Flickr
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