FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos
programas estratégicos mais importantes em andamento na força aérea, que prevê
o desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.
A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e
importantes, a integração do sistema que transformará o avião num laboratório
embarcado. O primeiro avião entrou hoje (8) na em fase de integração, será
entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até novembro de 2017.
O Projeto I-X foi criado para ampliar as
capacidades da Aeronáutica no desenvolvimento dos desenvolvimento dos auxílios
à navegação aérea e prevê a aquisição de seis aeronaves Legacy 500
transformados em laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do
GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) composta pelos Embraer IC-95 Bandeirante
e Hawker HS-800,
“Essa é a primeira vez que será feita a integração
de um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no
mundo” comenta o Major Luís Fernando Câmara Ferro “São equipamentos de última
geração que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e
conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados coletados”.
Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa
do avião, além das existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser
que vai permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às
equipes de solo. Além disso, por ora, a frota do GEIV será a única do mundo a
contar com um avião de última geração, equipado com a tecnologia fly by wire e
EFB (Electronic Flight Bag), a ser utilizado para inspeção em voo.
O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de
Lima Pinheiro, explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação
aérea sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns
equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer determinadas
inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às companhias aéreas.
Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será suprida.
“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão
trazer para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar
mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades
diferentes” explica o Tenente-Coronel Pinheiro. “Com a frota que temos hoje,
nós não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio
aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita pista.
Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para abastecer”.
Fonte: Aeromagazine
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