A Embraer entregou
o primeiro jato Phenom 100EV, no dia 31 de março, para um cliente não
revelado dos Estados Unidos. A nova aeronave foi certificada pela ANAC, no
Brasil e a americana FAA. Evolução do Phenom 100, que chegou ao mercado em
2008, a nova opção oferece um desempenho superior com novos equipamentos
de voo e motores modificados.
“A chegada do
Phenom 100 ao mercado em 2008 estabeleceu um novo padrão para a indústria,
elevando as expectativas dos clientes a respeito de um jato executivo leve”,
disse Michael Amalfitano, CEO da Embraer Aviação Executiva. “A evolução do
nosso primeiro projeto totalmente dedicado para a aviação executiva reflete
nosso comprometimento em ouvir os clientes para continuar oferecendo aeronaves
revolucionárias e com mais valor para o mercado”.
A nova versão do
Phenom 100 é equipada com suíte aviônica “Prodigy Touch”, que foi apresentada
ao mercado pelo jato Phenom 300. Já os motores PW617F1-E da Pratt &
Whitney, do Canadá, modificados, oferecem mais velocidade e desempenho
superior, principalmente em operações em aeroportos localizados em grandes
altitudes e elevadas temperaturas.
Phenom “alpinista”
Quanto maior a
altitude, menor é a densidade do ar. Quando um avião decola ou pousa em um
local alto, as condições de aceleração e controle da aeronave mudam em relação
quando realizadas em média altitude ou ao nível do mar.
Os motores do
Phenom 100EV, com 1.730 libras de empuxo, permite ao jato voar a velocidade de
cruzeiro de 730 km/h e com até 15% mais empuxo em regiões com altas
temperaturas e aeroportos localizados em grandes altitudes. Com essa
modificação, a aeronave ganha em autonomia e velocidade de subida.
Segundo a Embraer,
a nova versão do Phenom tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e
reservas de combustível.
Fonte: Airway.uol
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