A empresa aérea Gol anunciou
nesta segunda-feira (1º) que irá comprar 60 aviões 737 MAX da Boeing, que
deverão ser entregues a partir de 2018.
"A companhia utilizará os novos
aviões, principalmente, para a renovação de sua frota no futuro", diz a
companhia em nota.
O gasto da Gol com a encomenda dos 60
novos aviões 737 Max será de US$ 6 bilhões, já que cada aeronave custa por
volta de US$ 100 milhões. Os pedidos dos 60 aviões, que serão entregues até
2026, são todos pedidos firmes, ou seja, confirmados.
“O que temos é opção de calendarização
(de alteração das datas de entrega das aeronaves)”, afirmou o presidente da
Gol, Paulo Kakinoff.
Segundo ele, a forma de pagamento será
definida de acordo com o momento econômico de cada entrega, podendo ser leasing,
financiamento. Em relação à entrega das aeronaves, a companhia informou que
duas aeronaves do novo modelo serão entregues já em 2018.
A compra – anunciada como a “maior
encomenda em número de aviões de uma companhia na história da aviação da
América do Sul” – feita no momento em que a empresa enfrenta resultados
negativos, não foi vista como uma contradição pelo presidente da Gol.
“O prejuízo é uma questão transitória na
nossa avaliação, o fato de fazer a maior compra da nossa história atesta isso.
É uma renivação da nossa convicção de que é algo transitório. Para a empresa a
alta dos combustíveis é um momento que estamos vivendo hoje”, disse Paulo
Kakinoff. “Num horizonte de médio prazo devemos voltar a ter um ambiente
competitivo saudável e sustentável que irá viabilizar o caminho para a compra
que estamos anunciando hoje”, afirmou.
A Gol teve prejuízo no segundo trimestre
deste ano, de R$ 354,6 milhões, e defende que os resultados são decorrentes da
depreciação do real frente ao dólar, do aumento bem maior que o esperado nas
despesas com combustível e o aumento dos custos das tarifas aeroportuárias nos
principais aeroportos do país.
Kakinoff abriu a entrevista coletiva de
imprensa anunciando que o acordo de compra havia sido firmado minutos antes do
anúncio, divulgado logo após o fechamento do mercado financeiro nesta segunda.
“Estamos decidindo os nossos próximos 15 anos em relação ao tipo de equipamento
com os quais devemos operar”, disse Adalberto Bogsan, vice presidente de
operações da Gol.
O 737 Max está sendo desenvolvido pela
fabricante norte-americana Boeing em conjunto com engenheiros e técnicos da
Gol, segundo os executivos. Os destaques da compra das novas aeronaves são,
segundo a Gol, a menor quantidade de combustível que ele carrega, que dá menor
peso e maior performance ao avião, e as “radial tires”, pneus com menor peso e
maior durabilidade.
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