O governo português confirmou a entrega de três
propostas para comprar a TAP Linhas Aéreas. As ofertas foram apresentadas na
Parpública, empresa estatal que é a acionista da TAP.
Entre as ofertas estão a do fundador da jetBlue e
da Azul, David Neeleman, que se associou a um grupo de empresários, incluindo
Humberto Pedrosa, presidente da Barraqueiro.
Já o brasileiro Germán Efromovich, que detém o controle do grupo Avianca, fez uma oferta para compra de 66% da TAP. Por fim, a última oferta é do empresário português, Pais do Amaral que estaria, de acordo com a imprensa europeia, associado ao investidor norte-americano Frank Lorenzo.
Já o brasileiro Germán Efromovich, que detém o controle do grupo Avianca, fez uma oferta para compra de 66% da TAP. Por fim, a última oferta é do empresário português, Pais do Amaral que estaria, de acordo com a imprensa europeia, associado ao investidor norte-americano Frank Lorenzo.
Na última tentativa de venda da companhia aérea, em
2012, apenas Germán Efromovich realizou uma oferta ao português. No entanto,
interesses políticos fizeram o governo e Portugal recuar sob a alegação que o
empresário brasileiro não havia entregue no prazo as de garantias financeiras
exigidas.
Devido à crise que atravessa a TAP, que acumula
dívidas superiores a € 1 bilhão, o governo pretende formalizar a privatização
ainda nesse primeiro semestre. Fontes ligadas ao processo afirmam que o
objetivo é definir o vencedor em no máximo 15 dias.
No entanto, a venda da companhia enfrenta a
resistência de diversos líderes políticos, como do socialista António Costa,
que afirma que a privatização vai contra os interesses do Estado. A TAP além de
correr contra o tempo, já que suas dividas estão se acumulando em ritmo
acelerado, tem que enfrentar algumas questões burocráticas, como a limitação
máxima de capital externo. O modelo é similar a legislação brasileira que
limita a participação de estrangeiros no controle de empresas ligadas ao
transporte aéreo.
Caso o processo seja novamente cancelado, analistas
acreditam que a empresa deverá encerrar suas operações no curto prazo.
Fonte: Aeromagazine
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