O superjumbo Airbus-A380, maior avião
comercial de passageiros do mundo, não poderá operar no Brasil durante a Copa
devido a pequenas pedras encontradas no acostamento da pista principal do
aeroporto internacional de Guarulhos.
Essa foi a razão
para a Anac (agência de aviação civil) reprovar a certificação do A380 na
semana passada, conforme relatório de inspeção obtido pela Folha.
O problema é que
as turbinas do A380, um superjumbo de dois andares e capacidade para mais de
500 passageiros, sugariam as pedrinhas, o que traria riscos.
A GRU Airport
queria iniciar a operação já em maio, com a inauguração do novo terminal de
passageiros.
O novo terminal
terá seis posições de embarque adaptadas ao A380.
A reprovação de
Guarulhos na inspeção da Anac atrapalhou os planos da Air France, que se
planejou para operar com o A380 a partir de maio.
A companhia agora
estuda o que fazer com os dois jatos -que custam US$ 400 milhões cada um-
alocados para a rota Paris-São Paulo.
“Não é simples redirecionar
dois aviões desse porte de uma hora para outra”, diz Hugues Heddebault, diretor
da Air France no Brasil, sem esconder sua decepção.
“Depois da
penúltima inspeção da Anac, achávamos que estávamos muito próximos de uma
liberação.”
INTERESSE
Heddebault
destacou, contudo, que a companhia continua interessada em voar para o Brasil
com o jato.
“Só queremos ter
uma previsão de quando as adequações serão feitas para podemos nos planejar. Se
não der na Copa, o ideal será até outubro, para aproveitarmos a alta temporada
no Brasil.”
Se até lá a certificação não sair, ao menos uma das aeronaves poderá
seguir para a Costa do Marfim, na África. “Abdijan
tem um aeroporto menor que Guarulhos e lá eles conseguiram fazer as
adequações.”
Assim como a Air
France, a Emirates, transportadora oficial da Copa, também planejava voar com o
A380 durante o mundial. O plano era pintar o avião de verde e amarelo e fazer
uma grande festa na chegada do primeiro voo.
Para autorizar a operação, a Anac solicitou que o acostamento da
pista fosse pavimentado, ou de forma temporária, coberto com grama especial ou
betume. Nenhuma das medidas foi tomada.
A GRU Airport
informou que trabalha para receber o avião. “É comum que um estudo técnico
passe por ajustes até que se consiga a autorização.” Pelo contrato de
concessão, ela tem até 31 de dezembro de 2016 para adequar o aeroporto.
FONTE: Folha.com
0 comentários:
Postar um comentário