Dois anos após o
lançamento do programa, na feira de Le Bourget, em Paris, o primeiro dos E-Jets
E2, um E190-E2, começa a ser montado na fábrica da Empresa em São José dos
Campos A Embraer já recebeu os primeiros sub-conjuntos de fornecedores de
vários países e a montagem do primeiro protótipo segue conforme planejado.
“É
emocionante ver o E2 tomando forma com a grande quantidade de sub-conjuntos que
chegam às nossas instalações em São José dos Campos, onde a montagem final
começará nos próximos meses”, diz Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de
Operações e COO da Embraer Aviação Comercial.
Na
planta da Embraer na cidade de Évora, em Portugal, os primeiros sub-conjuntos
para as asas e a fuselagem central já estão prontos. Na Espanha, a Aernnova
AEROSPACE S.A. termina a montagem da empenagem vertical - a empresa fornecerá
também a empenagem horizontal. Na República Tcheca, a Latecoere finalizou as
portas dos bagageiros, já enviadas ao Brasil, para instalação na
aeronave.
Nos
Estados Unidos, a Triumph Aerostructures, também responsável pelo leme e o
profundor, está montando as seções da central três e traseira da fuselagem –
estes são os únicos grandes segmentos que não será fabricados pela Embraer.
No
Brasil, na planta em Botucatu, a Embraer já produziu uma série de componentes
para as asas, fuselagem central um e dois, além dos revestimentos da fuselagem
dianteira – segmento que está em fase de montagem final em São José dos Campos.
Todas estas estruturas terão um alto nível de automação nos estágios de
fabricação.
Selecionada
para fornecer os trens de pouso da segunda geração de E-Jets, a Eleb,
subsidiária integral da Embraer com 35 anos de experiência em projeto e
manufatura de trens de pouso, finaliza os primeiros exemplares.
A
frente de ensaios também segue acelerada. Na Unidade de Eugênio de Melo, as
diferentes plataformas estáticas de testes (ou rigs, no termo em inglês) estão
funcionado e permitindo à Embraer desenvolver sistemas como o fly-by-wire,
cujas leis e códigos estão sendo desenvolvidos pela própria Empresa e o
funcionamento integrado com outras estruturas da aeronave.
A
primeira entrega de um E-Jet E2 (o E190-E2) está prevista para o primeiro
semestre de 2018. O E195-E2 está programado para entrar em serviço em 2019 e o
E175-E2, em 2020. O programa E-Jets E2 reforça o comprometimento da Embraer em
investir continuamente na linha de jatos comerciais da Empresa e manter sua
liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Os E-Jets E2 da Embraer
terão motores de última geração de alto desempenho da Pratt & Whitney
PurePowerTM Geared Turbofan (PW1700G no E175-E2 e PW1900G no E190-E2 e E195-E2)
que, em conjunto com novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo
totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas, resultarão em melhorias
significativas no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e
ruído externo.
Fonte:
Revista AeroLatina
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