A
fuselagem e outras partes do primeiro avião CSeries, que vai incluir
componentes produzidos no Reino Unido, China e em outras partes do mundo, estão
sendo reunidas na fábrica da Bombardier em Mirabel, Québec, informou a
companhia canadense. “Estamos mirando um primeiro voo neste ano”, disse
Marc Duchesne, porta-voz da Bombardier. “O mercado espera que comecemos a voar
tão cedo quanto isso.”
A
aeronave, para entre 100 e 149 passageiros, vai desafiar os modelos mais
vendidos da Boeing e da Airbus, os jatos de corredor único das
famílias 737 e A320. O avião vai usar tecnologia de compósito de carbono nas asas.
Boeing e
Airbus travam uma disputa global por participação de mercado e, em um sinal de
intensa competição, reduziram os preços para impulsionar encomendas de versões
remodeladas e mais eficientes de seus aviões mais vendidos. Ambas as empresas
estimam que a demanda global por jatos vai exceder 4 trilhões de dólares nos
próximos 20 anos.
A
Bombardier lançou o
programa CSeries em 2008 e espera entregar o primeiro avião a um cliente não
revelado no final do próximo ano. A Swiss International Air Lines, unidade da
Lufthansa, foi a primeira companhia aérea a encomendar o modelo, disse a
Bombardier.
A
companhia canadense informou que recebeu 352 encomendas, incluindo 138 pedidos
firmes, para o CSeries, que promete economia de 20 por cento no consumo de
combustível em comparação com atuais modelos de aeronaves rivais.
O jato
será equipado com motores Pratt & Whitney, unidade da United Technologies.
Os preços de tabela do CSeries são de 58 milhões de dólares para o CS100 e 66
milhões de dólares para a versão CS300.
Fonte: Poder Aereo
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