A Avianca Brasil, a companhia aérea de
capital fechado que oferece comida grátis, está negociando com fabricantes de
aviões de fora do Brasil e com a fabricante local Embraer uma compra de até 50
jatos regionais.
As negociações também envolvem modelos da
Bombardier, Mitsubishi Aircraft e Sukhoi, disse José Efromovich, o
executivo-chefe da Avianca, que anteriormente havia dado a conhecer
conversações com a Embraer, com sede em São José dos Campos, Brasil. Em relação
à Embraer, o interesse recai sobre os novos modelos E2, com entrega prevista a
partir de 2018.
E-jets E2 da Fabricante Brasileira Embraer
A Avianca Brasil pretende renovar a frota diante de
incentivos do governo para estimular voos para cidades remotas do Brasil. Isso
cria uma abertura para as fabricantes de aviões, porque a companhia aérea está
avaliando a possibilidade de comprar jatos novos e substituir o modelo A318 do
Airbus Group NV.
“Nós temos que substituir 15 ATRs e poderemos
precisar de até 50 novos aviões”, disse Efromovich em entrevista ontem, em São
Paulo. “Vai depender do programa de aviação regional do governo”.
A possibilidade de comprar modelos de outras
empresas além da Embraer daria à Avianca Brasil mais opções na escolha de
aviões para voos de curta distância. A Mitsubishi, do Japão, e a Sukhoi, da
Rússia, são operadores recentes no mercado de jatos regionais iniciado na
década de 1990 pela Embraer e pela Bombardier, com sede em Montreal.
Opções regionais
Os reguladores esperam promover a criação de novas
companhias aéreas ou de unidades regionais nas companhias existentes para
chegar a áreas insuficientemente atendidas, disse o Ministro da Aviação Civil,
Wellington Moreira Franco, em entrevista no dia 29 de janeiro. Moreira Franco
disse que seria um “grande estímulo” para a Embraer, mas a Avianca Brasil
também poderia se beneficiar.
“Poderíamos abrir uma subsidiária regional ou criar
uma companhia totalmente nova, ou até mesmo fazer um acordo com uma companhia
aérea existente para o programa regional”, disse Efromovich. “Estamos abertos a
todas as opções”.
A Avianca Brasil tornou-se conhecida por oferecer
refeições, entretenimento e assentos mais espaçosos sem custos nos seus aviões,
que têm apenas classe econômica. Ela é a quarta maior companhia aérea do Brasil
por valor de mercado, segundo dados compilados pela ANAC, a Agência Nacional de
Aviação Civil.
Os lucros da empresa antes de juros, impostos,
depreciação e amortização foram de quase 5 por cento em 2013, disse Efromovich.
Ele disse que foi o primeiro Ebitda positivo desde o começo dos esforços de
recuperação em 2008 sob a gestão da Synergy Group Corp., dirigida por seu
irmão, o investidor brasileiro Germán Efromovich.
A Avianca Brasil
deve ser rentável neste ano, a menos que aconteçam eventos econômicos
drásticos, disse José Efromovich.
Fonte: Exame
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