A Embraer anunciou que concluiu, no final de maio, a fase
de definição conjunta (Joint Definition Phase) do futuro E190-E2 com a execução
da revisão preliminar do projeto.
A fabricante também finalizou os
ensaios em túnel de vento do E190-E2, que será o primeiro modelo da segunda
geração da família E-Jets, planejada para entrar em operação a partir de 2019.
O próximo passo no desenvolvimento
do E190-E2 será a revisão crítica do projeto, em que deverá ser comprovada a
maturidade do produto, permitindo em seguida o início da fabricação dos
protótipos. Além disso, a equipe de engenharia da Embraer já voou o avião
virtualmente, o que permite avaliar as características da aeronave e oferecer
aos engenheiros parâmetros de voo antes mesmo de a aeronave deixar o solo pela
primeira vez.
Derivado do E190-E2, o E195-E2,
cuja entrada em serviço está programada para 2019, iniciou a fase de definição
conjunta em maio de 2014.
Paralelamente a esses
desenvolvimentos, a Embraer concluiu os estudos conceituais do E175-E2, que
deverá entrar em operação em 2020, dando início aos estudos preliminares e à
campanha de ensaios aerodinâmicos em túnel de vento. O modelo E175-E2 terá asa
e motor otimizados para o tamanho da aeronave, distintos da configuração
adotada para o E190-E2 e o E195-E2.
Os três novos membros da família
E-Jet E2, utilizarão os motores PurePower, da Pratt & Whitney, novas asas,
controles de voo totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas que
deverão resultar em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, custos
de manutenção, emissões de CO2 e do ruído externo em comparação
à atual geração de E-Jets.
Fonte: Aeromagazine
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